Ferrari única no Brasil vai a leilão como sucata por R$ 1 mil; entenda
Reprodução/Justiça Federal de São Paulo
Ferrari única no Brasil vai a leilão como sucata por R$ 1 mil; entenda

Uma Ferrari Dino 208 GT4 de 1975, a única registrada no Brasil, será leiloada no dia 8 de julho às 11h, com lances iniciais de R$ 1.092,50 . O modelo, atualmente enferrujado e danificado, foi apreendido em 2006 em Santo André, por suspeita de adulteração no chassi e importação ilegal.

O veículo está sendo disponibilizado como sucata, com o preço inicial baseado no valor de sucata de ferro , que está em R$ 0,95 por quilo. O modelo italiano pesa 1.150 kg. Caso o veículo não seja vendido, um novo leilão será realizado, com o lance inicial reduzido para R$ 546,25.

O documento do veículo indica que ele é azul, embora atualmente esteja pintado de amarelo. Um laudo da Justiça Federal afirma:  “o veículo em péssimo estado de conservação e sem funcionamento por ocasião da diligência. A lataria do veículo encontra-se completamente deteriorada pela ferrugem. A parte interna também está severamente deteriorada, sobretudo pela excessiva quantidade de sujeira”. O laudo também informa que, em caso de restauração, o valor da Ferrari Dino poderia superar R$ 1 milhão.

Ferrari Dino 208 GT4 Sucata  Reprodução/Justiça Federal de São Paulo
Ferrari Dino 208 GT4 Sucata Reprodução/Justiça Federal de São Paulo
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Ferrari Dino 208 GT4 Sucata Reprodução/Justiça Federal de São Paulo
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Ferrari Dino 208 GT4 Sucata Reprodução/Justiça Federal de São Paulo
Ferrari Dino 208 GT4 Sucata  Reprodução/Justiça Federal de São Paulo
Ferrari Dino 208 GT4 Sucata Reprodução/Justiça Federal de São Paulo

O veículo foi adquirido em 1985 por Ferry Lazar, que o importou ilegalmente do Paraguai sem pagar os impostos necessários. Ferry Lazar faleceu em 2014.

Segundo relatos de Bruno Richter Lazar, filho de Ferry, divulgados pelo O Globo, o carro era originalmente azul, mas Ferry decidiu pintá-lo de amarelo em 2002. No entanto, após deixá-lo em uma oficina para a pintura, a empresa fechou e desapareceu com o veículo. Após isso, o carro foi localizado e apreendido pela polícia, que investigou a possível adulteração do chassi e a importação irregular.

A denúncia de adulteração no chassi foi feita pelo próprio Ferry em 2006, conforme consta no boletim de ocorrência da polícia.

A Ferrari Dino foi enviada ao pátio da Prefeitura de Santo André em 17 de março de 2010, onde permaneceu devido às questões judiciais.

De acordo com a reportagem do UOL, Bruno Lazar ficou surpreso ao saber do leilão e comentou que conseguiu o reconhecimento de paternidade na justiça e tem a intenção de adquirir a Ferrari para restaurar o modelo icônico. Seus planos incluem interromper o leilão ou arrematar o veículo.

A Ferrari Dino foi lançada em 1960, mas a 208 GT4 foi lançada apenas em 1975, destinada exclusivamente ao mercado italiano. Ela possui um motor V8 2.0 aspirado, com 169 cv de potência e 19 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Com tração traseira, a Dino 208 GT4 acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 219 km/h.

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