Na última terça-feira (2) um caminhão carregado com novos Teslas pegou fogo na estrada A21, que liga Mafra a Ericeira, em Portugal. O site AutoEvolution divulgou imagens mostrando o incêndio, que levou alguns defensores de carros elétricos (BVs) a afirmar que o fogo começou no trailer e não nos veículos.
Porém, análises do próprio site indicam que essa teoria é improvável, pois o fogo parece ter iniciado em um dos carros na parte superior do trailer.
As imagens mostram oito Teslas fabricados na China, com os dois últimos na parte superior saindo mais fumaça, o que sugere que o fogo começou em um deles. Apesar das baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) serem mais seguras, elas não são totalmente imunes ao fogo. Este incidente não está isolado. Na China, uma concessionária com carros da BYDs também pegou fogo em maio deste ano.
Além disso, em agosto de 2023, um incêndio em um navio de carga transportando 3.783 veículos, incluindo 490 carros elétricos, resultou em destruição total. Outro caso ocorreu em 2022, quando um navio perto das Ilhas dos Açores pegou fogo, destruindo quatro mil veículos. Relatos dizem que o incêndio iniciou-se em um Porsche Taycan
, ou seja, carro totalmente elétrico