Novo Peugeot 2008 tem visual revelado e mostra que será cópia do modelo europeu

SUV deverá ter esteia ainda neste mês e virá com motorização 1.0 turbo da Stellantis

Peugeot 2008 GT 2025
Foto: Divulgação/Peugeot
Peugeot 2008 GT 2025

A Stellantis tem mantido mistério sobre seu próximo grande lançamento, a nova geração do Peugeot 2008 . Porém, nesta sexta-feira (5), a marca divulgou pela primeira vez imagens do veículo, mostrando tanto o exterior quanto o interior. O SUV terá um visual bem semelhante ao modelo europeu.

Primeiramente é que o Peugeot 2008 não será mais produzido na planta de Porto Real (RJ), para que a Stellantis possa focar em produtos eletrificados. Agora, o SUV compacto será fabricado em El Palomar, na Argentina, onde também é produzido o 208 e a plataforma modular CMP . Espera-se que ele venha em pelo menos três versões: Active, Allure e GT , esta última sendo a versão divulgada nas fotos.

Aliás, a versão GT foi flagrada pelo jornalista João Anacleto , em seu Instagram, chegando às fábricas no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o que indica que o lançamento está próximo, espera-se que seja já neste mês.

Como SUV compacto, o Peugeot 2008 terá concorrentes fortes no mercado, como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Honda HR-V.

1 /3 Peugeot 2008 GT 2025 Divulgação/Peugeot
2 /3 Peugeot 2008 GT 2025 Divulgação/Peugeot
3 /3 Peugeot 2008 GT 2025 Divulgação/Peugeot

O visual do novo 2008 não trará muitas diferenças em relação ao modelo europeu, que está em sua segunda geração. A grade da versão GT é similar ao modelo europeu, com elementos na cor da carroceria. Outros flagras de versões mais baratas indicam que as grades variarão conforme a configuração. Os faróis serão em LED. Uma novidade é o novo logo da Peugeot, que será estreado no modelo nacional pela primeira vez.

Assim como outras montadoras, a Peugeot ampliou o tamanho do seu SUV . O novo 2008 será maior e mais imponente que seu antecessor, com 4,30 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,55 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. O porta-malas terá cerca de 461 litros, sendo um dos maiores da categoria.

O interior do novo 2008 é semelhante ao do 208, mas com mais sofisticação. Por exemplo, o modelo contará com freio de estacionamento eletrônico, e possa ser também que venha com a presença do sistema auto hold, embora não seja possível confirmar devido à ausência de um botão físico para ativá-lo. 

1 /3 Peugeot 2008 GT 2025 Divulgação/Peugeot
2 /3 Peugeot 2008 GT 2025 Divulgação/Peugeot
3 /3 Peugeot 2008 GT 2025 Divulgação/Peugeot

O nível de equipamentos será próximo ao do hatch, com central multimídia de 10 polegadas nas versões mais caras e 7 polegadas nas mais baratas, quadro de instrumentos digital de 10 polegadas com efeito 3D nas opções mais caras, carregador por indução, chave presencial, entre outros.

Na Argentina, foi confirmada a motorização 1.0 turboflex (T200) da Stellantis, a mesma que equipa o 208. Este motor entrega 125/130 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque a 1.750 rpm, com câmbio CVT que simula sete marchas.

Uma diferença entre o 208 e o 2008 nas trocas de marcha é a presença de aletas para troca de marcha atrás do volante no SUV, uma das grandes reclamações dos usuários do 208,  modelo que nós já avaliamos. O 2008 terá este item, conforme é possível ver na foto

A versão GT permanece uma incógnita, especialmente após a nota divulgada pela Peugeot junto com as fotos: “[…] a nova versão GT está ainda mais sofisticada e com um design robusto e marcante. Prepare-se para conhecer um carro com conforto e esportividade na medida certa para você.” Isso sugere que o modelo pode vir com um visual mais esportivo e a mesma motorização. Porém há chances de vir com outra propulsão.

Se for o caso, acredita-se que o motor que poderia ser utilizado no 2008 GT seria o 1.3 turboflex da Stellantis, usado no Compass e Renegade , com 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas. Atualmente, as versões mais caras do 2008, a Style Griffe, têm 165/173 cv (gasolina/etanol) e 24,5 kgfm de torque, o que seria uma boa opção.

Peugeot e-2008 2025
Foto: Divulgação/Peugeot
Peugeot e-2008 2025

A Peugeot também divulgou a volta da variante eletrificada e-2008 , com mais potência e autonomia. O facelift trará a bateria de 54 kWh, enquanto o anterior era de 50 kWh. Ela gera 156 cv (anteriormente era 136 cv) e tem autonomia de 406 km (WLTP) contra 345 km do antecessor. 

Os preços do 2008, segundo o portal Auto Segredos , podem variar entre R$ 135 mil e R$ 160 mil.