Auto Union Type 52
Divulgação/Audi
Auto Union Type 52

Enquanto a maioria das montadoras usa o festival Goodwood Festival of Speed deste ano para mostrar suas últimas inovações, a Audi surpreendeu o público ao trazer o Auto Union Type 52 , um supercarro com motor de 16 cilindros do ano de 1930. O modelo nunca chegou a ser produzido na época, mas a marca alemã decidiu recriá-lo do zero, usando os documentos originais de desenvolvimento.

Foi em 2023 que a Audi finalizou a recriação do Type 52, baseado nos documentos históricos do início de 1930. O exemplar é inspirado nos lendários carros Silver Arrow , apelido tipicamente dado a carros de corrida prateados, que, por exemplo, correram na Fórmula 1 com a Mercedes-Benz . O design do veículo é aerodinâmico e inclui uma cabine para três pessoas.

Em 1930, a Auto Union , que hoje conhecemos como Audi , dominava as corridas de Grand Prix com seus carros Silver Arrow . Na mesma época, eles começaram a desenvolver uma versão de rua com o mesmo motor de 16 cilindros, chamado Type 52. Esse projeto foi deixado de lado em 1935, mas os documentos e desenhos permitiram que a Audi recriasse o carro agora.

Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi

A Auto Union foi formada em 1932 durante a crise de 1929, com a fusão de Audi , DKW , Horch e Wanderer . Aliás, o logo da marca com as quatro argolas simbolizam essa fusão. Em 1933, eles pediram para Ferdinand Porsche, que mais tarde fundaria a Porsche , projetar um carro de corrida para a nova fórmula de Grand Prix. Assim nasceu o Auto Union Type A de 1934, o primeiro carro de Grand Prix com motor traseiro. 

Ao mesmo tempo, começaram a desenvolver esse modelo, o Type 52, um carro esportivo para eventos como Mille Miglia , uma corrida de alta duração que ocorria na Itália, e a famosa 24 Horas de Le Mans, mas o projeto foi abandonado em 1935.

O Type 52  tinha projeção de compartilhar muitos componentes com os carros de corrida Silver Arrow, incluindo um motor V16 de 4,4 litros, que produzia 199 cv de potência e 43 kgfm de torque. O carro foi projetado para atingir uma velocidade máxima de 200 km/h. 

Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi

O design aerodinâmico ainda incluía para-lamas arredondados e uma grande grade frontal. Diferente dos carros de corrida, o Type 52 tinha teto, faróis e espaço para bagagem, além de acomodar três passageiros.

O carro foi planejado para pesar cerca de 1.300 kg, utilizando motor e câmbio de cinco marchas dos carros de Grand Prix, mas com uma suspensão diferente. A suspensão do Type 52  era para ser de mola de torção longitudinal com amortecedores hidráulicos. O tanque de combustível apresentava no projeto 110 litros e fica sob os assentos, além dos freios a tambor em todas as rodas.

Para recriar o Type 52 , a Audi contratou especialistas em carros de corrida históricos, Crosthwaite e Gardiner. Durante o processo, descobriram que os engenheiros originais da Auto Union teriam que fazer várias mudanças para colocar o Type 52 em produção. 

A distância entre eixos precisou ser alongada para acomodar a suspensão dianteira, motor e transmissão. Como não havia detalhes sobre a cor original do carro, a Audi escolheu a mesma cor prata Celulose Silver usada nos carros de Grand Prix.

Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Auto Union Type 52 Divulgação/Audi

A Audi também mudou o design do motor, usando um V16 de 6,0 litros do Auto Union Type C, que gera 519 cv de potência. Esse motor precisa de uma mistura especial de metanol em vez de gasolina comum. O carro finalizado pesa cerca de 1.450 kg, um pouco mais do que a Auto Union planejou.

NA FOTO ABAIXO, DO LADO ESQUERDO É A FICHA TÉCNICA DO CARRO COMO FICOU, E À DIREITA, A PROJEÇÃO QUE AUTO UNION TINHA FEITO

Foto da ficha técnica do  Audi Auto Union Type 52 Divulgação/Audi
Foto da ficha técnica do Audi Auto Union Type 52 Divulgação/Audi


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!