O Fiat Grande Panda é um hatchback que acaba de ser apresentado em Turim, na Itália, e promete ser um marco importante tanto para o mercado europeu quanto para o brasileiro. O modelo, que será fabricado na Sérvia, servirá de base para os futuros substitutos do Fiat Mobi e Argo no Brasil de uma vez só.
Enquanto ainda não há um nome oficial para o modelo no Brasil, há especulações de que a Fiat possa reviver o nome Uno como uma estratégia de marketing. O Grande Panda será produzido utilizando a nova plataforma global da Stellantis , a mesma que sustenta os modelos Citroën C3 e Peugeot 208 aqui, garantindo flexibilidade para versões tanto elétricas quanto a combustão.
Visualmente, o Grande Panda traz um design que remete ao clássico Panda dos anos 80, combinado com elementos futurísticos. Com dimensões maiores, o novo hatch tem 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura e 1,57 m de altura e porta-malas de 361 litros. Suas rodas são de 17 polegadas. Por efeito de comparação, o Panda de 1980 tinha 3,30 m de comprimento.
Inicialmente, o Grande Panda será lançado como um carro elétrico, com uma versão a combustão planejada para o futuro. O modelo elétrico utiliza uma bateria de lítio ferro e fosfato (LFP) de 44 kWh, gerando 113 cv de potência e uma autonomia de 320 km no ciclo europeu (WLTP). O bocal de carregamento está discretamente localizado atrás do logotipo da Fiat na dianteira.
O interior do Grande Panda é moderno e jovem, com um painel de instrumentos digital de 10 polegadas e uma tela multimídia central de 10,25 polegadas. O console central conta com tomadas USB-C, uma tomada de 12 volts e controles de ar-condicionado de uma zona. O volante multifuncional com detalhes em preto brilhante complementa o estilo contemporâneo do carro.