Adrian Newey , reconhecido como um dos maiores projetistas de carros de Fórmula 1, já havia colaborado com a Aston Martin no desenvolvimento do hipercarro Valkyrie. Agora, Newey , junto com o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner , revelaram nesta sexta-feira (12) o novo hipercarro RB17 no Goodwood Festival of Speed de 2024, na Inglaterra.
O RB17 promete ser tão rápido quanto os carros de Fórmula 1 , podendo levar um acompanhante na célula de sobrevivência. O motor é um V10 4.5 aspirado que atinge 15.000 rpm, com o auxílio de um motor elétrico, totalizando 1.183 cavalos de potência.
Com um peso inferior a 900 kg, essa potência é transmitida para as rodas traseiras por meio de uma transmissão de seis marchas feita de fibra de carbono e um diferencial ativo com bloqueio hidráulico. A Red Bull afirma que o hipercarro pode alcançar velocidades de até 350 km/h.
Diferentemente dos volantes modernos de assistência elétrica, o RB17 utiliza um volante com assistência hidráulica, oferecendo vários modos de condução para o condutor. Além disso, a Red Bull garante que o RB17 pode participar da famosa corrida de 24 horas de Le Mans sem a necessidade de manutenção.
O design do RB17 lembra o Aston Martin Valkyrie, revelando a influência de Adrian Newey . Os elementos aerodinâmicos ativos nas asas dianteiras e traseiras, assim como o difusor, são projetados para darem a melhor aerodinâmica possível. O carro é inteiramente feito de fibra de carbono, com a célula de sobrevivência projetada de acordo com os regulamentos de segurança da Le Mans Hypercar.
As rodas de 18 polegadas são de fibra de carbono, com pneus Michelin slick, havendo a opção de rodas de 20 polegadas. A suspensão possui amortecedores ajustáveis e controle de altura ativo, além de um sistema de elevação do bico para superar lombadas.
O preço do RB17 é de 5 milhões de euros, o que em conversão direta equivale a aproximadamente R$ 29,7 milhões. Além do hipercarro, os compradores terão acesso a eventos exclusivos, como o aniversário de 20 anos da Red Bull Racing , corridas de Fórmula 1, e a oportunidade de testar o simulador da Red Bull antes de receberem o carro.