BYD Dolphin EV 2024
Luiz Forelli Santana/iG
BYD Dolphin EV 2024

No primeiro semestre de 2024, o mercado automobilístico chinês registrou a venda de 14,047 milhões de unidades, segundo levantamento da  Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM). Um aumento de 6,1% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Em comparação, o mercado brasileiro, no mesmo período, vendeu 1.077.003 veículos comerciais leves.

Mas o grande destaque do mercado chinês foi a BYD , que liderou com 1.607.000 veículos vendidos, superando  todo o mercado automobilístico brasileiro. A diferença entre as vendas da BYD na China e as vendas totais no Brasil é de 530.000 veículos. Quem vem bem também em segundo lugar é a Volkswagen , que comercializou 1.266.000 veículos, seguida pela Chery , com 1.057.000 emplacamentos.

Mas claro, essa grande diferença é normal. A China, com uma população de aproximadamente 1,4 bilhão de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) bem maior, ou seja, um ambiente mais favorável para a compra de veículos novos. No Brasil, com uma população de cerca de 213 milhões e um PIB menor, o potencial de compra por carros seminovos ou usados é mais comum por conta das condições econômicas.

Para se ter uma base de comparação, o veículo mais barato do mercado 0 km no Brasil atualmente é o Fiat Mobi , que custa R$ 72.990. Já na China, o veículo mais barato é o elétrico Wuling Hong Guang MINI EV , um sucesso de vendas que custa 26.000 RMB, cerca de R$ 19.500. 

Wuling Hong Guang MINI EV
Divulgação
Wuling Hong Guang MINI EV

Considerando o salário mínimo integral, uma pessoa em Xangai, China, que ganhasse o salário mínimo de 2.690 RMB por mês, precisaria juntar seu salário por aproximadamente 9 meses e 20 dias para comprar o  Hong Guang MINI. No Brasil, uma pessoa que ganhasse o salário mínimo de R$ 1.412 por mês precisaria juntar seu salário por cerca de 4 anos e 3 meses para comprar um Fiat Mobi

Por isso, muitas pessoas costumam comprar carros mais equipados, porém seminovos ou usados. Nesse mercado, no primeiro semestre, foram vendidos cerca de 1,3 milhões de unidades no primeiro semestre, um aumento de 10% em comparação com o mesmo período de 2023, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Outra comparação interessante fica para o mesmo veículo da BYD que vende aqui no Brasil e lá na China. O Dolphin Mini . Chamado de Seagull do outro lado do mundo, o modelo é comercializado inicialmente por 69.800 yuans (aproximadamente R$ 52 mil). Já aqui, elétrico custa na versão mais barata R$ 115.800. 

A seguir, a lista das marcas mais vendidas na China no primeiro semestre de 2024:

1. BYD: 1.607.000

2. Volkswagen: 1.266.000

3. Chery: 1.057.000

4. Geely: 955.000

5. Changan: 809.000

6. Toyota: 644.000

7. GWM: 467.400

8. Honda: 444.700

9. Tesla: 426.600

10. SAIC: 331.500

11. Wuling: 331.300

12. Nissan: 328.300

13. BMW: 316.000

14. Mercedes: 278.700

15. GM: 225.600

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