Limusine é produzida pela GM e ostenta o logotipo e identidade visual da Cadillac
Reprodução/Youtube
Limusine é produzida pela GM e ostenta o logotipo e identidade visual da Cadillac

Jay Leno é uma das figuras mais icônicas da televisão dos Estados Unidos. Conhecido por sua paixão por automóveis, o apresentador mantém um canal no Youtube onde além de mostrar sua coleção de carros clássicos, recebe convidados com carros especiais. O mais recente foi a limusine utilizada pelo presidente dos Estados Unidos , Joe Biden .

A influência de Leno foi importante para trazer o veículo para seu show e esteve acompanhado de Steve Abel, especialista em proteção e blindagem, e Jay Nasworth, Agente Especial da divisão de proteção presidencial, ambos do Serviço Secreto dos Estados Unidos e responsáveis pela proteção do presidente do país.

Muitos detalhes não podem ser mostrados, como o interior, por exemplo, mas os três conversam sobre alguns detalhes do veículo. Um dos agentes chama a limusine de o carro mais seguro do mundo.

Os pneus são de ônibus e claro, podem rodar sem pressão de ar, os famosos run-flat, tecnologia já presente nos carros de rua. Segundo os agentes, toda vez que o Presidente dos Estados Unidos viaja, pelo menos duas unidades do carro presidencial também são transportadas, independente do local do mundo. 

Limusines são transportadas de avião
Reprodução/Youtube
Limusines são transportadas de avião

Cada carro presidencial tem um ciclo de vida. Segundo os agentes, eles tentam fazer com que cada veículo tenha um ciclo de oito anos. Após o fim do serviço, essas unidades são destruídas.

“É um carro, o comportamento é de um carro comum. O painel de instrumentos é de um Cadillac Escalade  de alguns anos atrás, as bandeiras contam com luzes de LED para ficarem iluminadas à noite e contam com muitas peças da GM  para uma reposição fácil quando necessária”, afirmou Jay Nasworth.

Apesar de ser um carro da General Motors e utilizar muitos componentes da marca, The Beast é desenvolvido por uma divisão especial e os engenheiros envolvidos não podem ser identificados, nem mesmo falar para pessoas próximas que conhecem informações sobre o projeto.

Em termos de segurança, os agentes apenas afirmaram que o carro é “bastante robusto”, afinal, não podem revelar muitas informações que podem representar um problema de segurança.

Jay Leno ao lado de agentes do serviço secreto e da limusine
Reprodução/Youtube
Jay Leno ao lado de agentes do serviço secreto e da limusine

Leno afirma que apesar de não poder mostrar, ele viu o interior do carro e destaca apliques de madeira na cabine do veículo. Os vidros, obviamente, não podem ser abertos e o carro não conta com teto solar.

Segundo os agentes, a limusine sempre é acompanhada por um Chevrolet Suburban com mais pessoas de segurança com peças de reposição, óleo e até anticongelante. Abel afirma ainda que ele é um dos mecânicos do veículo, então, em caso de emergência, os próprios agentes precisam consertar o carro presidencial.

Problemas mecânicos acontecem

Mesmo com toda essa segurança, problemas ainda acontecem. Um dos agentes compartilha uma história de quando estavam na Carolina do Norte e tiveram de abastecer uma das limusines. Normalmente, eles usam postos comuns e como havia chovido bastante nos dias anteriores, os tanques que armazenam combustível do posto absorveram água. A elevada concentração de água na gasolina fez o carro presidencial parar alguns metros após o abastecimento.

Segundo o agente Abel, ele mesmo foi chamado para o local, realizou diagnósticos e não havia nada de errado com o carro. O problema só foi constatado após uma amostra do combustível ser analisada. O veículo acabou sendo substituído.

Entretanto, o carro substituto apresentou um problema em uma das portas, que precisou ser trocada com a do carro defeituoso. Segundo Abel, toda essa operação atrasou a chegada dos agentes, que chegaram ao aeroporto enquanto o avião presidencial pousava.

Problemas com ar-condicionado

Nem mesmo o presidente dos Estados Unidos está imune de um problema ou outro. O Agente Nasworth conta que durante um evento no Mississipi, precisaram mudar um trajeto de menos de uma milha para ir direto para o aeroporto. O mecânico de plantão notifica que o compressor do ar-condicionado está com defeito e a viagem de cerca de 45 minutos é feita sem ar-condicionado.

Confira o vídeo em inglês:


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