Seres 3 e SF5 em exibição no Brasil
Divulgação/Seres
Seres 3 e SF5 em exibição no Brasil

A Seres , montadora chinesa, anunciou recentemente a interrupção de suas operações no Brasil apenas um ano após sua chegada ao mercado em julho de 2023. A empresa informou via nota oficial que está passando por processo de reestruturação comercial e mudando sua estratégia inicial de vendas diretas para a criação de uma rede de concessionárias.

Neste curto período de atividade no Brasil, a Seres emplacou apenas oito veículos, sendo cinco unidades do Seres 3 e três unidades do Seres 5, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

O Seres 3, um SUV compacto elétrico, foi lançado por R$ 239.990 e oferecido com blindagem em parceria com a Armor, ao custo adicional de R$ 80.000. Equipado com um motor elétrico de 164 cv e 30,5 kgfm de torque, o modelo visava atrair consumidores interessados em veículos elétricos.

Já o Seres 5, um SUV médio e também elétrico, chegou ao mercado com preços a partir de R$ 394.990. Este modelo possui um motor elétrico potente, entregando 585 cv e 95,8 kgfm de torque.

Inicialmente, a Seres operava com vendas exclusivamente online, sem rede de concessionárias. Após alguns meses, a montadora abriu duas lojas físicas, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. 

A reestruturação em curso prevê a substituição das vendas diretas pelo estabelecimento de uma rede de concessionárias. A fabricante já tem uma lista com opções para a abertura de concessionárias e cerca de 15 grupos manifestaram interesse pela montadora.

Na nota, a Seres comenta que: “ Durante este período de transição, houve uma postergação na chegada de novas unidades  devido ao sucesso comercial dos modelos da marca na China. Isso diminuiu muito a disponibilidade de unidades para outros mercados.”

Mesmo assim, as operações no Brasil continuam, com test drives e pedidos abertos aos clientes. Após a fase de reestruturação, a expectativa é que o modelo E5, um SUV híbrido plug-in, seja oficialmente lançado no país. As primeiras unidades deste veículo já desembarcaram e um novo lote com mais 24 unidades está previsto para chegar até agosto.

O modelo já foi homologado no Brasil e possui propulsor 1.5 aspirado que trabalha em conjunto com o motor elétrico ligado a bateria de 19,27 kW. A potência é de 176 cv e a autonomia no ciclo WLTC pode chegar a 1.150 km, segundo a marca. No modo 100% elétrico, o E5 roda até 94 km. 

Seres E5 PHEV Divulgação
Seres E5 PHEV Divulgação
Seres E5 PHEV Divulgação
Seres E5 PHEV Divulgação

A marca também comenta que outro desafio enfrentado foi a falta de agenda nos laboratórios brasileiros credenciados para homologação. José Augusto Brandimarti, chefe de operações da Seres no Brasil, explicou que uma das possibilidades para apressar esse processo é realizar os testes de laboratório requeridos na China, com a presença de técnicos brasileiros.

Nos próximos 90 dias, período correspondente ao tempo de reestruturação, a Seres planeja confirmar seus novos planos para o mercado brasileiro. 

Enquanto a Seres reorganiza suas operações, outras montadoras chinesas, como a Zeekr e a Neta, estão se preparando para entrar no mercado brasileiro em breve.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!