A Stellantis , dona da Fiat , Jeep , entre outras, prepara a estreia da Leapmotor no Brasil, após adquirir 21% da empresa chinesa por 1,5 bilhão de euros e ter criado uma a joint-venture liderado pelo grupo, com 51% das ações, enquanto a Leapmotor detém os outros 49%. Em uma reunião fechada na última semana, a Stellantis apresentou os planos para 100 concessionárias no primeiro semestre de 2025. Os revendedores terão 30 dias para se preparar e anunciar a intenção de representar a marca.
A Leapmotor International B.V. trará inicialmente três modelos, sendo confirmados até o momento o hatchback elétrico T03 e o SUV C10 .
Aliás, na última quinta-feira (18), a Stellantis anunciou que Fernando Varela, vice-presidente da região andina e América Central, será o responsável pela Leapmotor na América do Sul. Além do Brasil, a marca também chegará ao Chile em 2025.
O T03, apelidado de "Mobi elétrico" , foi lançado no Uruguai por US$ 22.990 (R$ 123.400) e pode chegar ao Brasil por um preço inferior para competir com o BYD Dolphin Mini (R$ 115.800) e o Renault Kwid E-Tech (R$ 99.800). Com uma bateria de 41,3 kWh, o T03 gera 109 cv e 16 kgfm de torque, tem autonomia de 280 km no ciclo chinês (CLTC) e velocidade máxima de 130 km/h.
O design lembra o Fiat 500 , com faróis e carroceria arredondados. O modelo possui 3,62 m de comprimento, 1,65 m de largura, 1,57 m de altura e entre-eixos de 2,40 m, além de um porta-malas de 210 litros (não é a medição brasileira VDA).
No interior, conta com painel digital de oito polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas e diversos recursos tecnológicos como piloto automático adaptativo e frenagem de emergência, entre outros.
Já o SUV C10, registrado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) no Brasil, será o primeiro veículo global da Leapmotor. Com 4,73 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e entre-eixos de 2,82 m, o C10 tem dimensões semelhantes às do Jeep Commander e BMW X3.
Equipado com uma bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP), tem autonomia de 520 km no ciclo CLTC. O motor elétrico traseiro gera 231 cv e 32,6 kgfm de torque. O interior apresenta um painel de instrumentos de 10,25 polegadas e uma tela central de 14,6 polegadas, além de câmeras 360º.