Quando o assunto são os carros mais rápidos do mundo, duas marcas famosas se destacam: Bugatti e Rimac . O canal The Hamilton Collection , conhecido por exibir hipercarros, recentemente comparou o Bugatti Chiron Super Sport (SS) com o Rimac Nevera em uma corrida em uma pista de quase 4,5 km no Centro Espacial Kennedy da NASA, em Merritt Island, Flórida.
O evento, chamado de Space Coast Testing, contou com pilotos de teste oficiais de ambas as marcas. Jamie Morrow, piloto oficial da Bugatti nos Estados Unidos e duas vezes vencedor das 24 Horas de Nürburgring, pilotou o Chiron. Goran Drndak, que detém o recorde mundial de velocidade em marcha ré , dirigiu o Rimac Nevera.
O Bugatti Chiron SS 300+ possui um motor V16 8.0 quadriturbo que entrega 1.600 cv e 163,1 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automatizado de sete velocidades. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos, atinge 200 km/h em 5,8 segundos e 300 km/h em 12,1 segundos, com uma velocidade máxima de 490,48 km/h. O preço deste hipercarro francês é de impressionantes US$ 4,5 milhões (cerca de R$ 25 milhões).
Já o Rimac Nevera é um hipercarro totalmente elétrico fabricado na Croácia, entregando torque instantâneo e produzindo 1.914 cv e 240,7 kgfm de torque. Possui quatro motores, um em cada roda, com os motores dianteiros gerando 299 cv e 28,6 kgfm de torque cada, e os traseiros fornecendo 636 cv e 91,8 kgfm de torque cada.
A bateria de 120 kWh alimenta esses motores, permitindo que o Nevera acelere de 0 a 100 km/h em 1,97 segundos, atinja 300 km/h em 9,3 segundos e alcance uma velocidade máxima de 412 km/h.
Na prática, o vídeo mostra os dois carros lado a lado na linha de partida. Embora o piloto do Bugatti tenha avançado um pouco mais, a diferença de torque instantâneo do Rimac fica evidente. Mesmo partindo atrás, o Nevera rapidamente abre uma vantagem bem grande, superando o Chiron SS com facilidade.
Eles realizam outro teste, desta vez partindo de fato lado a lado, e o Rimac Nevera novamente vence com tranquilidade na pista de 4,5 km. No entanto, os carros elétricos geralmente têm limitações, e o Chiron não enfrenta esse problema.
Aproximando-se dos 400 km/h, o Nevera começa a perder fôlego enquanto o Chiron continua a ganhar velocidade com facilidade. Ou seja, se a pista tivesse mais alguns quilômetros, o Bugatti Chiron possivelmente ultrapassaria o Rimac Nevera.