Volkswagen Gol segue como um dos modelos mais vendidos no mercado de usados
Volkswagen/Divulgação
Volkswagen Gol segue como um dos modelos mais vendidos no mercado de usados

O mercado de carros usados e seminovos no Brasil está em um bom momento. A expectativa é que o setor termine o ano com 15,3 milhões de vendas . Somente no primeiro semestre foram 7,3 milhões de unidades comercializadas, um crescimento de 7,2% em relação ao mesmo período no ano passado, segundo dados da Fenauto. Apesar do bom momento, esse movimento do mercado preocupa especialistas. 

O aumento de vendas de carros usados faz com que a idade média da frota brasileira fique mais elevada. 2,4 milhões dos veículos vendidos este ano possuem mais de 13 anos de idade, enquanto 1,7 milhão de unidades apresentam pelo menos nove anos.

Isso significa que os veículos em circulação poluem mais e são menos seguros. Entre os carros usados mais vendidos no primeiro semestre , Gol, Palio, Uno e Onix comandam as primeiras posições. O Gol  teve sua produção encerrada em 2022, o Palio  em 2018 e o Uno  em 2021. O Onix , por sua vez, entrou em produção em 2012 e ganhou uma segunda geração em 2019.

Enquanto entre os carros zero km a tendência é de carros mais econômicos e que poluem menos - graças aos  motores elétricos -, entre os usados a tendência é que os tradicionais motores antigos se mantenham em alta. Muitos motores estão deixando as linhas de produção, como o 1.0 Fire da Fiat, o 1.6 16V da Volkswagen e o 1.6 da Peugeot/Citroën justamente por não se enquadrarem nos padrões de emissões de poluentes. 

Essa necessidade de criar modelos mais seguros, refinados e ecológicos, fez com que os carros ficassem mais caros. A partir de 2014, por exemplo, os carros zero km foram obrigados a oferecer Airbag duplo frontal e freios ABS de série. Essa mudança fez com que modelos como VW Gol G4 e Kombi, Fiat Uno Mille fossem retirados das fábricas. Na ocasião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o preço dos carros iria subir de 4% a 8%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!