Nos últimos dias, o Wall Street Journal publicou um relatório detalhado sobre os problemas enfrentados pelo sistema de piloto automático da Tesla . O estudo mostrou um vídeo investigativo destacando uma série de acidentes relacionados ao sistema, revelando que a falha pode estar ligada ao uso excessivo de câmeras digitais em detrimento de outras tecnologias.
De acordo com o jornal, a Tesla submeteu mais de 1.000 relatos de acidentes envolvendo seu sistema de piloto automático à Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA (NHTSA) desde 2016. Porém, a maior parte desses dados permanece oculta ao público, já que a empresa de Elon Musk considera essas informações como proprietárias.
Mas mesmo assim, o jornal conseguiu contornar essa limitação reunindo dados de acidentes a partir de relatórios estaduais e cruzando essas informações com os registros enviados à NHTSA.
Entre os 222 acidentes analisados, 44 ocorreram quando o veículo com o piloto automático ativado desviou de algum obstáculo, mas mesmo assim houve uma colisão, enquanto 31 acidentes foram registrados quando o sistema falhou e não parou diante de obstáculos na via.
Incidentes em que o Tesla não conseguiu parar resultaram em lesões graves e até mortes. Um dos casos analisados envolveu uma colisão fatal em que o piloto automático não detectou um caminhão capotado na estrada e levou a uma grande tragédia.
Especialistas entrevistados pelo Wall Street Journal apontam que a principal falha do piloto automático da Tesla reside em sua dependência quase exclusiva de câmeras, ao contrário de outros fabricantes que utilizam uma combinação de radar, imagens a laser e sensores visuais.
John Bernal, ex-funcionário da Tesla , relata que as câmeras de alguns modelos da marca não estão devidamente calibradas, o que pode justamente prejudicar a identificação de obstáculos.
Os veículos da marca como o Model S, Model X , entre outros, oferecem a condução autónoma chamado de Full Self-Driving (FSD). Aqui, no iG Carros , já relatamos acidentes devido a tecnologia está ativa no momento
A Tesla , até o momento, não se pronunciou sobre o ocorrido. Segundo o manual do proprietário da Tesla, o sistema Full Self-Driving exige a atenção constante do motorista, que deve estar sempre preparado para assumir o controle do veículo a qualquer instante.