Modelos zero quilômetros possuem garantia de três a cinco anos
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Modelos zero quilômetros possuem garantia de três a cinco anos

Atualmente, a palavra-chave para quem está pensando em comprar um carro no Brasil são os SUVs . Ao mencionar esse segmento, muitos logo começam a considerar qual modelo escolher. Curiosamente, o valor mais buscado para esse segmento é de R$ 120 mil. Seja por moda ou pelo desejo de dirigir um veículo mais alto, os SUVs representam quase 50% do nosso mercado. Mas, dentro desse segmento, como escolher? Quais são as opções e qual oferece o melhor custo-benefício?

Jeep Renegade 1.3 Turbo - R$ 115.990

Jeep Renegade 1.3 Turbo Divulgação
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Ao pesquisar SUVs, é provável que você tenha considerado o Jeep Renegade . Na verdade, não se trata apenas de uma boa opção, mas de um ótimo negócio para quem deseja ingressar nesse segmento. O modelo vem equipado com o motor 1.3 T270 turbo flex, que oferece 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol, além de 27,5 kgfm de torque para um peso de 1.476 kg. O câmbio é automático de seis marchas.

O problema anterior relacionado ao trocador de calor do câmbio, que misturava água com óleo, aparentemente foi resolvido com o facelift de 2022, já que não há mais relatos dos problemas anteriores.

Este SUV é ideal para uma família pequena, composta por um casal e uma criança, pois seu espaço interno e porta-malas são comparáveis aos de um hatch. Com 2,57 metros de entre-eixos e apenas 320 litros de capacidade no porta-malas, o Renegade oferece um espaço não muito maior do que o de um Volkswagen Polo, que tem 300 litros.

Como itens de série, o Jeep Renegade oferece freios ABS, seis airbags, controle de tração e estabilidade, faróis em LED, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, vidros e travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, ar-condicionado, direção elétrica, limitador de velocidade, piloto automático de velocidade e ajuste do volante em altura e profundidade. Também inclui freio de estacionamento elétrico, sistema Start-Stop e rodas de liga leve. 

Na nova linha 2025, a Jeep removeu a central multimídia do item de série, que agora se torna opcional pelo pacote Pack Tech de R$ 2.300. Ele inclui alerta e frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, monitoramento de mudança de faixa, além da central multimídia de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Mesmo assim, o modelo fica abaixo dos R$ 120 mil com este pacote, já que o valor final é de R$ 118.290.

Fiat Fastback Turbo 200 - R$ 119.990

Fiat Fastback Turbo 200 Divulgação
Fiat Fastback Turbo 200 Divulgação
Fiat Fastback Turbo 200 Divulgação
Fiat Fastback Turbo 200 Divulgação
Fiat Fastback Turbo 200 Divulgação
Fiat Fastback Turbo 200 Divulgação

Para famílias maiores, o Fiat Fastback pode ser uma boa opção, oferecendo um espaço generoso de 516 litros no porta-malas. No entanto, o entre-eixos de apenas 2,53 m  pode ser um inconveniente, especialmente para os passageiros de trás, que podem sentir a falta de espaço entre as pernas e o banco dianteiro, dependendo da altura.

O motor 1.0 T200 turbo flex, com 125/130 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque, é eficiente para o tamanho do veículo. Embora alguns possam ter preconceito com motores 1.0 em SUVs, este modelo possui um turbocompressor que oferece um desempenho bem robusto. Os números confirmam sua capacidade: acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e alcança uma velocidade máxima de 196 km/h, considerando seu peso de 1.253 kg.

Além disso, o câmbio CVT, que simula sete marchas, contribui para a economia de combustível do Fastback. Com gasolina, o consumo é de 11,9 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada; com etanol, os números são 8,4 km/l e 10,2 km/l, respectivamente.

O Fiat Fastback vem equipado com uma série de itens de série bem interessantes. Entre os recursos inclusos, estão os freios ABS, controle de tração e estabilidade, e quatro airbags. O modelo também oferece faróis em LED, monitoramento da pressão dos pneus, e assistente de partida em rampa. O sensor de estacionamento traseiro, o ar-condicionado, e a direção assistida, vidros e travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, piloto automático, limitador de velocidade, rodas de liga leve, central multimídia com espelhamento de celular sem fio,  computador de bordo, entre outros. 

Caoa Chery Tiggo 5X Sport - R$ 119.990

Caoa Chery Tiggo 5x Pro Divulgação
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Divulgação
Tiggo 5X Sport é o carro mais barato da Chery no Brasil, ao lado do iCar Divulgação
Tiggo 5X Sport é o carro mais barato da Chery no Brasil, ao lado do iCar Divulgação
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Divulgação
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Divulgação

Já para quem valoriza um acabamento mais refinado e um visual moderno no interior, o Cherry Tiggo 5X Sport pode ser uma opção interessante. O acabamento é boa parte macio, e a manopla do câmbio, do tipo joystick, que dá um toque sofisticado, além dos itens atraentes que o modelo oferece.

O motor é o 1.5 turbo flex, com 147/150 cv (gasolina/etanol) e 21,4 kgfm de torque. O câmbio CVT pode simular até nove marchas, e o desempenho de 0 a 100 km/h é razoável, atingido em 10,3 segundos.

O espaço interno é interessante também, com 2,63 metros de comprimento entre eixos, o que é maior, por exemplo, do que o Jeep Compass, que possui 2,62 metros. No entanto, o porta-malas do Tiggo 5X Sport não é dos maiores, com uma capacidade de apenas 340 litros.

O Chery Tiggo 5X oferece uma lista atraente de itens de série, especialmente considerando seu preço. O veículo conta com um acabamento mais premium e diversos recursos de conforto e segurança. Entre os itens de série, destacam-se os freios ABS, controle de tração e estabilidade, seis airbags, câmera de ré, faróis com regulagem de altura,  sensor de estacionamento traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado, direção assistida, além de ajuste do volante em altura e profundidade. 

Os bancos são em couro, piloto automático, limitador de velocidade, ajuste elétrico dos retrovisores, retrovisores externos com aquecimento e rebatimento elétrico, carregador de celular por indução, chave presencia, vidros e travas elétricas, painel de instrumentos digital e uma central multimídia com espelhamento de tela de celular, entre outros recursos.

Nissan Kicks Active ou Sense - R$ 113.590 e R$ 118.290

Nissan kicks 2023 Divulgação - Nissan
Nissan kicks 2023 Divulgação - Nissan
Nissan kicks 2023 Divulgação - Nissan
Nissan kicks 2023 Divulgação - Nissan
Nissan kicks 2023 Divulgação - Nissan
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Já para quem quer gastar menos do que R$ 115 mil, há a versão do Kicks de entrada chamada de Active que custa R$ 113.590 que ainda há um opcional que entrega um central multimídia de oito polegadas que custa R$ 115.590. 

Esta opção Active vem equipada com freios ABS, seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e retrovisores elétricos, e ajuste do volante em altura e profundidade. 

Em termos de motorização, o Kicks utiliza um motor 1.6 aspirado flex de que gera 110/113 cv e 15,2/15,3 kgfm de torque (gasolina/etanol), combinado com um câmbio CVT que simula seis marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 11,8 segundos.

O Nissan Kicks possui 4,31 metros de comprimento, com um porta-malas de bons 432 litros de capacidade. A distância entre-eixos também é boa, de 2,61 metros.

Já para quem deseja mais, há a configuração intermediária, a Sense, que custa R$ 118.290. Esta configuração inclui, além dos itens da versão anterior, rodas de liga leve aro 16 polegadas, DRL, câmera de ré, multimídia de oito polegadas, faróis com regulagem de altura, monitoramento da pressão dos pneus, faróis automáticos, e piloto automático de velocidade.

Chevrolet Tracker Turbo AT - R$ 119.900

Chevrolet Tracker 2022 Divulgação
Chevrolet Tracker 2022 Divulgação
Chevrolet Tracker Reprodução
Chevrolet Tracker Reprodução
Chevrolet Tracker Premier Renato Maia/Falando de Carro
Chevrolet Tracker Premier Renato Maia/Falando de Carro

O SUV da GM pode ser também um modelo a se considerar. O porta-malas é bom com os 393 litros e o entre-eixos de 2,57 metros. Há também bons itens e opcionais. 

O motor é o 1.0 turbo flex de três cilindros, com potência de 116 cv e 16,3/16,8 kgfm (gasolina/etanol). Já o câmbio é automático de seis marchas. O 0 a 100 km/h é feito em 10,9 segundos com a velocidade máxima de 177 km/h. 

Como item de série, o Tracker oferece freio ABS, 6 airbags, tela central com conectividade para Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, travas automáticas, vidros e retrovisores elétricos, direção assistida, ajuste do volante em altura e profundidade, piloto automático, limitador de velocidade, faróis com acendimento automático, chave presencial, computador de bordo, entre outros

Volkswagen Nivus Sense 200 TSI - R$ 119.990 

Volkswagen Nivus Sense 200 TSI Divulgação
Volkswagen Nivus Sense 200 TSI Divulgação
Volkswagen Nivus Sense 200 TSI Divulgação
Volkswagen Nivus Sense 200 TSI Divulgação
Volkswagen Nivus Sense 200 TSI Reprodução
Volkswagen Nivus Sense 200 TSI Reprodução

Por fim, um dos modelos mais vendidos em seu segmento, o Volkswagen Nivus é voltado para pessoas mais jovens, um casal, que prefere um carro mais baixo. Isso porque o seu espaço traseiro não é seu ponto forte. Nesse caso, o Nivus Sense entra nessa faixa de preço e pode ser uma boa opção, considerando seu bom motor e o espaço do porta-malas.

O motor é o conhecido 1.0 200 TSI (turbo flex) de 116 cv/128 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de seis marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,9 segundos, e a velocidade máxima é de 189 km/h. O consumo também é favorável neste modelo, com 11,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, o consumo é de 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.

O espaço interno pode ser um problema, por isso sendo mais adequado para um casal sem filhos. O entre-eixos é de 2,56 m, o que faz com que o espaço na parte traseira não seja tão favorável para pessoas grandes. O porta-malas, por outro lado, oferece uma boa capacidade de 415 litros.

O Volkswagen Nivus é o único da lista que de série bem com piloto automático adaptativo, com alerta e frenagem autônoma de emergência. São seis airbags, freios ABS, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, câmera de ré com sensores de estacionamento traseiro, ar-condicionado, direção assistida, vidros e travas elétricas, ajustes elétricos dos retrovisores, rodas de liga leve, computador de bordo, emparelhamento do celular, entre outros.

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