Sasha Selipanov tem um currículo admirável. O desenhista automotivo participou de projetos icônicos como Lamborghini Huracan , Bugatti Chiron , Koenigsegg Gemera e CC850 , mas decidiu criar uma empresa e máquinas próprias, daí nasceu a “Nilu27”, que irá mostrar seu primeiro hypercarro este mês, durante o Monterey Car Week .
Um supercarro na contramão
Enquanto as leis de emissões ficam mais restritivas em todos os países do mundo, as grandes fabricantes precisam dar adeus a seus icônicos motores V10, V12, W16, e partir para opções menores e com eletrificação. A Nilu27 vai na contramão desse movimento e promete um supercarro com motor V12 e transmissão manual.
Selipanov promete que sua criação irá “descartar tendências e convenções atuais na procura por uma experiência automotiva elevada”. O visual parece bem futurista e traz inspiração em diversos supercarros modernos, mas dificilmente será homologado para rodar nas ruas.
Internamente, são apenas dois bancos e tudo focado na experiência mais analógica e “raíz” possível. O painel de instrumentos é tradicional e se destaca pelo formato redondo com os mostradores de velocidade na esquerda e de rotações do motor na direita. Tudo parece bem encaixado para priorizar o motorista. A transmissão de sete velocidades traz o padrão de grelha, remetendo aos supercarros clássicos da década de 70 e 80.
Rádio, multimídia ou GPS? Esqueça disso, afinal, você terá um V12 cantando a poucos centímetros das suas costas.As portas, que abrem no estilo asa de gaivota, contam com puxadores em uma alça, bem como nos Porsche GT3 e GT4.
Qual o motor do Nilu27?
O motor é um V12 de 6.5 litros aspirado desenvolvido pela Hartley Engines. Segundo Nelson Hartley, fundador da companhia, esse motor foi desenvolvido do zero e exclusivo para esse modelo e contará com componentes de baixo peso e materiais exóticos. Com 12 borboletas individuais, a unidade não teve a potência declarada. O sistema de escape é impresso em 3D e produzido em uma liga metálica chamada Inconel, produzida com níquel e cromo.
Apesar de não ser legalizado para rodar nas ruas, a Nilu27 afirma que terá produção de 15 carros - que ainda não foram “batizados -, bem como trabalha no desenvolvimento de uma versão homologada para as ruas, com uma série de 54 exemplares com “linguagem visual ainda mais evoluída”.
A primeira aparição pública do modelo acontecerá durante o Monterey Car Week, entre os dias 9 e 16 de agosto na Califórnia, Estados Unidos.