De acordo com o Observatório Mobilidade Segura , da Secretaria de Mobilidade de Trânsito do Município de São Paulo , terça-feira é o dia da semana com a maior possibilidade de o motorista ou motociclista ser multado. Segundo o levantamento, foram 253.507 infrações, seguido pelas segundas-feiras que apresentaram 230.620. Saiba em quais dias você corre maior risco de ser multado em São Paulo a seguir.
O meio da semana, quarta-feira, conta com 223.097 e domingo, com 115.935 ocorrências. Vale dizer que o fim de semana tem uma menor quantidade de veículos.
Os dados também mostram que 24,05% dos autos que circulam em São Paulo, capital, já tomaram pelo menos uma multa no município. O raio-x das ruas da maior cidade do Brasil mostra um frota composta por 10,3 milhões de veículos. Desses 67,4% é de carros, 14,85% de motos, 14,08% de utilitários, 1,96%de caminhão, 0,57% de ônibus, entre outros.
A velocidade acima da permitida é a principal fonte de arrecadação. Para a Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo, o valor da receita com multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é quase R$ 2 bilhões.
Os radares lideram como os principais emissores de multas
Ainda conforme o relatório, os radares flagraram 893.613 irregularidades dentro do universo de 1,3 milhão de multas. Já os agentes de trânsito, anotaram 481.502 infrações fazendo irregularidades.
O excesso de velocidade lidera o ranking com 35,7% das ocorrências, uma infração que varia de média a gravíssima dependendo do quanto o limite de velocidade é ultrapassado.
Em segundo lugar, com 4,65%, está o ato de avançar o semáforo vermelho, uma infração considerada gravíssima. Estacionar em local ou horário proibido aparece em terceiro, com 4,56%, uma infração cuja gravidade pode variar conforme o contexto específico do estacionamento irregular.
Outras infrações frequentes incluem uso do aparelho celular enquanto dirige, transitar na faixa exclusiva para transporte coletivo, não utilizar o cinto de segurança e dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou com a CNH vencida.
Ranking de multas:
1º lugar (35,7%): Excesso de velocidade: infração média, grave ou gravíssima (dependendo do percentual do permitido).
2º lugar (4,7%): Avançar o sinal vermelho: infração gravíssima.
3º lugar (4,6%): Estacionar em local/horário proibido: tipo de infração depende do local que o veículo for flagrado.
4º lugar (3,3%): Transitar na faixa exclusiva de transporte coletivo: infração grave.
5º lugar (2,3%): Deixar de usar o cinto de segurança: infração grave.
6º lugar (1,5%): Multa por dirigir sem possuir CNH ou possuir CNH vencida: infração gravíssima.
Outras multas: diversas (48,1%).