Com 15.312 emplacamentos, as vendas de veículos eletrificados leves em julho no Brasil foram as melhores de 2024 até agora, levando o acumulado do ano a superar, em apenas sete meses, o total de vendas de 2023.
De janeiro a julho, o mercado nacional emplacou 94.616 veículos leves eletrificados, ultrapassando os 93.927 de janeiro a dezembro de 2023.
Veja os top-15 carros elétricos de maior autonomia
Apesar de toda euforia, é notório que a ansiedade pelo alcance seja um dos problemas que impedem muitos condutores de dar salto à mobilidade elétrica.
A infraestrutura de carga atual não é suficientemente para permitir viagens de longa distância com as mesmas condições e segurança que temos em um carro de combustão.
É por isso que muitos clientes buscam as opções com maior alcance, embora tenham em conta que quanto maior for o alcance mais alto é o preço e o tempo de recarga. Esses são os carros elétricos com mais autonomia em 2024.
A média real está abaixo dos 400 quilômetros, no caso dos menores, então, não passa de 350 quilômetros.
Nesta lista, encontramos modelos de todo tipo cuja origem está localizada na Europa, Estados Unidos e, como não, China. Os países asiáticos estão ao alcance, embora nesta coleção exclusiva estão apenas os de homologação internacional (WLTP). Boa leitura!
15 . O Tesla Model 3 sempre foi uma referência de preço e desempenho. Oferece potências entre os 283 e os 627 cavalos graças ao pacote Performance. O modelo de maior alcance homologado marca 629 quilômetros de autonomia. Não é um elétrico só para viajar, mas sim um dos mais baratos. Na Europa custa 41.490 Euros.
14 . A companhia de Elon Musk iniciou a caminhada com o Roadster, mas foi com o Tesla Model S que o mundo entendeu que era possível ter um carro elétrico sem ter que modificar seus hábitos de comportamento. Não atoa, ele está aqui com 634 quilômetros de autonomia e preço sugerido de 92.990 Euros.
13 . O Audi Q6 e-tron encontrou sucesso com a plataforma EPI, estreada poucos meses antes pela Porsche. No entanto, seus irmãos de Stuttgart não conseguem criar um SUV menor com a Audi. Logo, o sucesso acabou virando uma exclusividade. São 517 cavalos e 634 quilômetros de autonomia. As baterias de de íons de lítio tem 94,9 kWh de capacidade líquida. Pode ir para a garagem por 76.420 Euros.
12 . A Polestar nasceu na ser uma divisão esportiva da Volvo. No entanto, foi transformada em divisão elétrica e se separou da gama sueca graças ao apoio de Geely. O Polestar 3 é o terceiro modelo da marca a pisar no asfalto. É, por enquanto, um SUV de 4,9 metros com 300 cavalos e 650 quilômetros de autonomia. Preço sugerido de 81.900 euros.
11 . O Porsche Taycan melhorou consideravelmente a eficiência energética. Graças a atualização, o modelo é capaz de homologar um alcance de até 650 quilômetros. O preço sugerido é de 105.682 Euros. Outro título que o esportivo sustenta é o de ser o carro elétrico em produção mais rápido no circuito alemão de Nürburgring.
10 . A Mercedes foi uma das primeiras empresas a ingressar na eletrificação. Os alemães trabalharam muito ao longo dos anos para fazer da sua gama EQ um dos mais importantes do mercado. O Mercedes EQS SUV se situa como o detentor de uma autonomia de 655 quilômetros. Está disponível por um preço inicial de 140.161 Euros. Não é barato, mas é o preço para ter uma Mercedes para toda a vida.
09 . Se você acompanhou até aqui, a lista dos elétricos com maior autonomia, irá certamente perceber que o domínio inicial ficou por conta dos sedãs ou SUVs. Mas agora, o Polestar 2 chega para mostrar que pode existir diversidade no mundo dos 100% limpos. Rival direto do Modelo 3, o Polestar 2 tem 299 cv e autonomia homologada de até 655 quilômetros. Você não encontra nada melhor por 55.600 euros.
08 . Pela primeira vez na história, a Peugeot consegue colar um modelo em uma lista de prestígio. O Peugeot E-5008 ficou muito bem encaixado na plataforma STLA-Large do Grupo Stellantis. Ficou um SUV muito equilibrado que dispõe de três filas de assentos, uma grande versatilidade interior e um equipamento dinâmico. Um carro real que todo o mundo pode comprar. Sua versão de longo alcance é possível alcançar até 660 quilômetros. Mais que qualquer Tesla ou BMW.
07 . O segundo modelo da família alemã desta lista é o Mercedes EQE. Ele permite melhorar desempenho diante do SUV graças à sua melhor aerodinâmica e ao seu menor peso. São 292 cv provenientes de uma bateria de 96 kWh, que permitem homologar até 650 quilômetros de alcance. Uma pena que só pode ser carregada com uma potência máxima de 170 kW. Seu preço é de 72.790 Euros.
06 . As marcas de produções mais volumosas e acessíveis também estão oferecendo carros elétricos de longo alcance e por preços equilibrados. A Peugeot e o Grupo Stellantis estão fazendo um bom trabalho com a gama elétricas. O Peugeot E-3008 foi o primeiro a estrear a avançada plataforma STLA-Medium. O SUV anuncia 700 quilômetros de alcance em sua versão Long Range. O valor sugerido é de 45.660 Euros.
05 . O Volkswagen ID.7 é o quinto carro elétrico de maior alcance da Europa. Os alemães aprenderam com os erros e graças a um grande trabalho conseguiram criar um carro muito interessante, capaz de superar muitas marcas e modelos de maior prestígio elétrico. O ID.7 Pro S é a alegria da coroa, o modelo mais eficiente da gama. Ele conta com um único motor traseiro de 286 cv alimentado por uma bateria de 86 kWh. O alcance homologado é de 700 quilômetros. O preço gira em torno de 58.855 euros.
04 . O primeiro carro elétrico que rompeu a barreira psicológica dos 800 quilômetros foi o IM, da divisão premium da MG. Apresentado no Salão de Genebra, o IM L6 é catalogado como um sedã do segmento D graças a seus 4,93 metros de comprimento. Ainda não há previsão de valores.
03 . Assim como os outros Mercedes, o com maior autonomia também cumpre o que promete. Não é barato, parte de 105.120 euros, mas entrega elegância e sofisticação e, claro, autonomia de 822 quilômetros de alcance arrancados de uma bateria de 118 kWh.
02 . Vamos para a grande novidade do ranking. A Xiaomi conquistou o mundo da tecnologia com seus dispositivos domésticos e eletrônicos. Sua bagagem neste campo foi a deixa para adentrar no campo da mobilidade. O Xiaomi SU7 chegará à Europa imediatamente e terá muitos argumentos para se converter em um dos veículos elétricos mais populares. Tem 673 cv e um alcance de 830 quilômetros. O preço é agora desconhecido, expectativa de cifras próximas de 45.000 Euros.
01
. Ano após ano, o Lucid Air se fixa como o veículo de maior alcance do mercado, 832 quilômetros. A empresa americana, sob a tutela de um dos melhores engenheiros da indústria, demonstrou que merece ser considerada como uma das melhores da indústria. Seu desembarque na Europa está sendo, hoje, bastante tímido, mas não lhe faltam qualidades. Oferece muita qualidade e tecnologia por um preço alto, mas competitivo. A versão Grand Touring desenvolve 800 cv de potência graças aos motores alimentados por uma bateria de lítio de 113 kWh.