LED se torna tendência nos carros, mas o conserto não é tão barato
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LED se torna tendência nos carros, mas o conserto não é tão barato


Depois que os LEDs (Diodos Emissores de Luz) foram criados, o mundo ficou mais iluminado. Diferente da época de Velozes e Furiosos , que os carros usavam luzes de neon, hoje, eles usam LED . Mas é uma iluminação salgada .

Porém não dá para negar que é iluminação despojada dentro e fora do carro. Porém, o que poucos sabem é que o sistema exige um cuidado todo especial e muitas vezes um valor nada agradável para arrumar.

Por isso, é muito comum você rodar por aí e encontrar automóveis seminovos andando com a lanterna queimada. Os são mais difíceis de reparar em comparação com lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por várias razões técnicas.

São componentes de estado sólido, compostos por semicondutores que emitem luz quando eletricidade passa por eles. Diferente das lâmpadas incandescentes, que têm um filamento simples, ou das fluorescentes, que utilizam gases. Ou seja, envolvem circuitos eletrônicos complexos, tornando a reparação mais complicada.


Os componentes internos dos LEDs são muito pequenos e frequentemente soldados com precisão em placas de circuito impresso (PCBs). A reparação exige equipamentos especializados e habilidades técnicas avançadas, que não são comuns fora de ambientes profissionais.

Logo, o custo e o esforço necessários para reparar um LED podem superar o preço de comprar um novo. Isso se deve ao tempo, mão de obra especializada e à necessidade de ferramentas específicas, tornando a reparação economicamente inviável.

Por essas razões, quando um LED falha, a solução mais prática geralmente é substituí-lo por um novo, em vez de tentar repará-lo.

A Hyundai Mobis Brasil, por exemplo, desenvolveu dois novos acessórios que entregam mais conforto e comodidade aos veículos da marca: Luz Ambiente para o interior do veículo e Lâmpada em LED acionada com a abertura das portas.

Os dois acessórios, quando instalado em substituição às lâmpadas convencionais já presentes no veículo, muda a tonalidade e a intensidade das luzes do interior do automóvel, servido também como algo para personalizar o ambiente.

Quanto custa para arrumar o LED quando dá defeito?

Do lado de fora, por exemplo, o conserto da régua iluminada, que integra a câmera de ré, tem um custo de reparo próximo de R$ 5 mil. Já as lanternas custam por volta de R$ 3 cada uma.

O Caoa Chery Tiggo 7 também apresenta tem a linha ala BYD. Para o SUV médio, a lanternas custa algo em torno de R$ 1 mil, enquanto a central quase de R$ 4 mil.

Não é só em carro oriental. Em alemão de luxo isso também acontece. Um grupo de apaixonados pela BMW 320 relatou um problema recorrente na lanterna.

Segundo relatos dos proprietários, trata-se de solda que não ficou bem feita na linha de produção. Para consertar basta abrir a lanterna e refazer as soldas dos leds que não estiverem boas.

Para desmontar tem que ter um pouco de cuidado, pois a lente é colada na base da lanterna. Deve-se usar uma chave de fenda pequena e ir retirando ("quebrando") aos poucos a cola, assim a lente sai inteira, não é difícil. O serviço ultrapassa R$ 2 mil para a simples troca da lanterna traseira.

Vale dizer que o serviço de uma troca de lâmpadas comuns não ultrapassa de R$ 100.


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