Hyundai está desenvolvendo uma picape nos moldes da Tesla Cybertruck; veja detalhes

Picape deve servir de base para modelo da Kia e da Hyundai. A ideia é que o grupo coreano conquiste maior mercado nos EUA

Que o Cybertruck se tornou referência entre as picapes elétricas, isso não tem como negar. A escola Elon Musk começa a formar seguidores, detratores e influenciadores.

Pensando assim, muitos fabricantes começaram a se influenciar pelos aspectos da picape 100% elétrica. Um exemplo está nessa possível amostragem de como ficaria uma picape elaborada na base do Creta.

Picape Hyundai elétrica para os EUA
Foto: Reprodução
Picape Hyundai elétrica para os EUA

Segundo fonte da própria Hyundai, um Cybertruck Tesla foi dissecado na sede da empresa na Coreia do Sul. Outra informação especulada é de que a primeira picape elétrica full size da Hyundai terá um sistema elétrico de 800 volts, o mesmo do Hyundai Ioniq 5.

Vale dizer que Kia e Hyundai, com sua marca alemã, controlam mais de 10% do mercado de veículos elétricos dos Estados Unidos, superando as demais empresas de automóveis, exceto a Tesla.

No entanto, os coreanos estão conscientes de que precisam de uma utilitária de sucesso para complementar a gama nos Estados Unidos. O Hyundai Santa Cruz, por exemplo, ficou entre os 12 modelos mais vendidos com 36.000 unidades.

Por esta razão, Kia está acelerando agora o desenvolvimento da Tasman, uma caminhonete média com carroceria que rivaliza com a Ford Ranger, e espera que este modelo tenha uma variante com a insígnia da Hyundai, com um design que pode ser diferente.

No entanto, a Hyundai anunciou algo ainda maior: uma picape elétrica em tamanho real para competir com o Tesla Cybertruck e o Ford F-150 Lightning. O sucesso nestes segmentos garantirá o futuro da empresa nos Estados Unidos.

Os coreanos querem que a picape ofereça mais de 500 km de autonomia e que tenha uma capacidade para levar 4 toneladas, o que não é possível com a tecnologia atual. A empresa também foi atraída por uma série de fabricantes de extensor de autonomia no Salão do Automóvel de Pequim.

Isso explica por que a Hyundai também está considerando uma configuração de extensor de autonomia semelhante ao da RAM 1500 Ramcharger, que mantém uma autonomia combinada (bateria mais combustível) de 1.110 km.