Sabe aquela história de que em time que está ganhando, geralmente o técnico não altera. Com a Bros é algo mais ou menos assim. Desde o início de sua produção, em 2003, a ágil trail conciliou robustez com economia.
Recentemente a NXR 160 Bros. alcançou a impressionante cifra de mais de 3 milhões de unidades produzidas.
A principal novidade da linha 2025 é a inclusão da versão dotada de frenagem CBS e da equipada com frenagem ABS.
A nova geração também traz um design mais elaborado atrelado a iluminação por LED no farol e na lanterna traseira.
Seguindo uma tecnologia aplicada às novíssimas Sahara e Tornado, a NXR 160 Bros 2025 traz o tanque metálico encapsulado por superfícies plásticas, com amplas carenagens laterais.
A solução, além de permitir liberdade de formas em uma área muito importante no quesito aparência, favorece a manutenção. Em caso de eventuais tombos o reservatório de combustível é preservado, e a recuperação ou troca da parte plástica danificada tem custo e tempo de manutenção reduzido.
O quadro de instrumentos da NXR 160 Bros 2025 também é novo. Traz como um útil indicador de marcha engatada além de indicador de consumo médio, nível do tanque de combustível, velocímetro, contagiros e hodômetro total e parcial (A e B).
Um item de muita utilidade, a porta USB-C para alimentar equipamentos eletrônicos como celulares e sistema de navegação, é outra novidade da NXR 160 Bros 2025. O dispositivo foi posicionado na proximidade do painel, de modo a permitir fácil acesso e, ao mesmo tempo estar convenientemente protegido de intempéries.
A modificação na posição do condutor não alterou a distância do assento em relação ao solo, que foi contida ao mesmo valor da antiga NXR Bros, 836 mm.
O motor é o mesmo que equipa a CG 160. Trata-se de um monocilíndrico 4T arrefecido a ar.
O sistema de injeção permite o uso de etanol e gasolina em proporções variadas. A potência máxima da NXR 160 Bros 2025 é de 14,3 cv com etanol e 14,2 cv com gasolina, sempre a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,45 kgfm com etanol e 1,44 kgf.m com gasolina, a 5.500 rpm.
O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 20.490 para a CBS e R$ 21.390,00 para ABS.