Free Flow foi instalado na BR-101 em março do ano passado
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Free Flow foi instalado na BR-101 em março do ano passado

Entrou em vigor, à meia-noite desta quarta-feira (4), o primeiro pedágio sem cancela com cobrança em São Paulo.

A estrutura fica localizada na SP-333, em Itápolis, e conforme a concessionária EcoNoroeste, para os motoristas que já têm a TAG, a transação será feita automaticamente pela operadora.

Para o motorista que não usa o sistema automático, o pagamento deve ser feito por meio dos canais disponibilizados pela concessionária, como WhatsApp e aplicativos, no prazo máximo de 15 dias.

O não recolhimento da tarifa implica em multa de evasão no valor de R$ 195,23 e desconto de cinco pontos na carteira.

Outro modelo semelhante, free flow, está instalado no corredor Ayrton Senna e Carvalho Pinto (SP-070), com concessão da Ecopistas, mas somente para testes, sem cobranças.

Já em rodovias federais, os únicos pórticos em funcionamento são os da Rio-Santos, sob administração da CCR RioSP. As estruturas de cobrança eletrônica estão localizadas em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414), todas cidades fluminenses.

Em São Paulo, há um plano para que todas as rodovias estaduais concedidas utilizem a tecnologia free flow. Os editais das novas concessões já estão exigindo a implantação.

Segundo informações da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), as privatizações antigas vão se mobilizar para a substituição gradativa das praças de pedágio.

Veja como paga o pedágio de Itápolis (SP):

- Site freeflow.econoroeste.com.br
- Aplicativo disponível na Apple Store, para usuários de iOS, e Google Play Store, para usuários de Android
- WhatsApp (0800 326 3663)
- Presencialmente nos postos de atendimento aos usuários da SP-333, por meio dos totens de autoatendimento; pagamento pode ser realizado com cartão de crédito, débito e pix.

Como é o desconto para quem tem TAG:

- Desconto de usuário frequente: benefício será concedido a veículos de passeio que utilizarem TAG, a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e no mesmo mês. Haverá redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa. A partir da 30ª passagem, o valor com desconto permanece fixo até o último dia do mês.

- Desconto básico da tarifa: desconto de 5% em todas as passagens de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semireboque, que utilizarem TAG.

Como funciona o sistema de pedágio free flow

No dia 31 de março começou a funcionar no Brasil um novo sistema de pagamento de pedágio eletrônico, o free flow. Esse sistema permite que o motorista não precise parar ou diminuir sua velocidade em praças de pedágio. Mas como funciona? Onde tem? Como se paga? 

Qual o significado de pedágio free flow?
O free flow (fluxo livre em português) é um sistema de pagamento em rodovias sem a necessidade de praça de pedágio. O motorista faz sua viagem sem nenhuma interrupção.

O sistema consiste, basicamente, na identificação dos veículos por meio de etiquetas eletrônica (TAGs) ou pela placa em pórticos dotados de equipamentos e sensores que registram, além da data e hora da passagem, todas as características do veículo necessárias para a cobrança.

Como funciona o free flow?

O sistema é composto de pórticos e tecnologia de última geração. Ao passar por um desses pórticos, o veículo é identificado pela etiqueta eletrônica (TAG) ou pela placa. Nesse momento então o sistema já computa dia e hora da passagem e as características do veículo que são necessárias para fazer a cobrança. 

Qual é o prazo para efetuar o pagamento após passar pelo pórtico de cobrança?

O usuário pode efetuar o pagamento após passar pelo pórtico de cobrança em até 15 dias. É importante garantir que o pagamento seja realizado dentro desse prazo para evitar multas e penalidades. Os métodos de pagamento disponíveis incluem o site da concessionária, aplicativo de celular, totem de autoatendimento nos postos SAUs das rodovias ou pelo WhatsApp da concessionária.

Qual a velocidade permitida nos pórticos de Free Flow?

Na mesma velocidade da Via, que na SP-333 é de 100km/h.

Como as motocicletas utilizarão o pedágio Free Flow?

Como ainda não há TAG´s para motocicletas, o pagamento da tarifa deverá ser feito, através da consulta de sua placa, nos canais de pagamento que a concessionária disponibilizará.

A cobrança do free flow é por quilômetro percorrido?

Não. Os pórticos de free flow substituem as convencionais praças de pedágio com cancelas e a cobrança da tarifa será o valor já praticado.

Se a passagem não foi registrada na TAG do meu veículo. Como proceder?

Caso a TAG do veículo não seja detectada de forma automática, seja por estar inativa ou apresentar qualquer impeditivo com a empresa operadora de TAG, os valores das passagens serão encaminhados para regularização no portal de pagamento do Free Flow de cada concessionária responsável.

Segundo concessionária, clientes sem Tag de pedágio poderão realizar o pagamento por Whatsapp, Pix e site.
CCR RioSP/Divulgação
Segundo concessionária, clientes sem Tag de pedágio poderão realizar o pagamento por Whatsapp, Pix e site.

O usuário deve consultar no portal a placa do seu veículo e realizar o pagamento dos débitos pendentes. Se possui uma TAG ativa e o valor não aparecer no portal, não é preciso se preocupar: o pagamento já foi enviado para a operadora de TAG que realizará a cobrança de maneira automática.

Como saber se passei por um pedágio Free Flow?

Além de notar o pórtico na rodovia, o trecho estará sinalizado antes e depois do equipamento para que os motoristas saibam da existência do pedágio. Os usuários também poderão se cadastrar no site ou no aplicativo Free Flow da EcoNoroeste e conferir todas as informações e débitos pendentes.

Qual a velocidade permitida nos pórticos de Free Flow? Haverá radar neles?

O motorista deve passar pelo pórtico respeitando o limite de velocidade da via. Por exemplo, se o limite é 100km/h deve-se passar nessa velocidade. Acima do permitido haverá cobrança por excesso de velocidade, como já acontece.

No caso dos caminhões, como será feita a cobrança levando-se em consideração o número de eixos?

No caso de veículos comerciais, como caminhões e ônibus, o valor da tarifa continuará sendo multiplicado por eixo. O Free Flow permite a identificação automática dos eixos, inclusive veículos de rodagem dupla e caminhões tipo VOC.

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