Entrou em vigor, à meia-noite desta quarta-feira (4), o primeiro pedágio sem cancela com cobrança em São Paulo.
A estrutura fica localizada na SP-333, em Itápolis, e conforme a concessionária EcoNoroeste, para os motoristas que já têm a TAG, a transação será feita automaticamente pela operadora.
Para o motorista que não usa o sistema automático, o pagamento deve ser feito por meio dos canais disponibilizados pela concessionária, como WhatsApp e aplicativos, no prazo máximo de 15 dias.
O não recolhimento da tarifa implica em multa de evasão no valor de R$ 195,23 e desconto de cinco pontos na carteira.
Outro modelo semelhante, free flow, está instalado no corredor Ayrton Senna e Carvalho Pinto (SP-070), com concessão da Ecopistas, mas somente para testes, sem cobranças.
Já em rodovias federais, os únicos pórticos em funcionamento são os da Rio-Santos, sob administração da CCR RioSP. As estruturas de cobrança eletrônica estão localizadas em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414), todas cidades fluminenses.
Em São Paulo, há um plano para que todas as rodovias estaduais concedidas utilizem a tecnologia free flow. Os editais das novas concessões já estão exigindo a implantação.
Segundo informações da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), as privatizações antigas vão se mobilizar para a substituição gradativa das praças de pedágio.
Veja como paga o pedágio de Itápolis (SP):
- Site freeflow.econoroeste.com.br
- Aplicativo disponível na Apple Store, para usuários de iOS, e Google Play Store, para usuários de Android
- WhatsApp (0800 326 3663)
- Presencialmente nos postos de atendimento aos usuários da SP-333, por meio dos totens de autoatendimento; pagamento pode ser realizado com cartão de crédito, débito e pix.
Como é o desconto para quem tem TAG:
- Desconto de usuário frequente: benefício será concedido a veículos de passeio que utilizarem TAG, a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e no mesmo mês. Haverá redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa. A partir da 30ª passagem, o valor com desconto permanece fixo até o último dia do mês.
- Desconto básico da tarifa: desconto de 5% em todas as passagens de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semireboque, que utilizarem TAG.
Como funciona o sistema de pedágio free flow
No dia 31 de março começou a funcionar no Brasil um novo sistema de pagamento de pedágio eletrônico, o free flow. Esse sistema permite que o motorista não precise parar ou diminuir sua velocidade em praças de pedágio. Mas como funciona? Onde tem? Como se paga?
Qual o significado de pedágio free flow?
O free flow (fluxo livre em português) é um sistema de pagamento em rodovias sem a necessidade de praça de pedágio. O motorista faz sua viagem sem nenhuma interrupção.
O sistema consiste, basicamente, na identificação dos veículos por meio de etiquetas eletrônica (TAGs) ou pela placa em pórticos dotados de equipamentos e sensores que registram, além da data e hora da passagem, todas as características do veículo necessárias para a cobrança.
Como funciona o free flow?
O sistema é composto de pórticos e tecnologia de última geração. Ao passar por um desses pórticos, o veículo é identificado pela etiqueta eletrônica (TAG) ou pela placa. Nesse momento então o sistema já computa dia e hora da passagem e as características do veículo que são necessárias para fazer a cobrança.
Qual é o prazo para efetuar o pagamento após passar pelo pórtico de cobrança?
O usuário pode efetuar o pagamento após passar pelo pórtico de cobrança em até 15 dias. É importante garantir que o pagamento seja realizado dentro desse prazo para evitar multas e penalidades. Os métodos de pagamento disponíveis incluem o site da concessionária, aplicativo de celular, totem de autoatendimento nos postos SAUs das rodovias ou pelo WhatsApp da concessionária.
Qual a velocidade permitida nos pórticos de Free Flow?
Na mesma velocidade da Via, que na SP-333 é de 100km/h.
Como as motocicletas utilizarão o pedágio Free Flow?
Como ainda não há TAG´s para motocicletas, o pagamento da tarifa deverá ser feito, através da consulta de sua placa, nos canais de pagamento que a concessionária disponibilizará.
A cobrança do free flow é por quilômetro percorrido?
Não. Os pórticos de free flow substituem as convencionais praças de pedágio com cancelas e a cobrança da tarifa será o valor já praticado.
Se a passagem não foi registrada na TAG do meu veículo. Como proceder?
Caso a TAG do veículo não seja detectada de forma automática, seja por estar inativa ou apresentar qualquer impeditivo com a empresa operadora de TAG, os valores das passagens serão encaminhados para regularização no portal de pagamento do Free Flow de cada concessionária responsável.
O usuário deve consultar no portal a placa do seu veículo e realizar o pagamento dos débitos pendentes. Se possui uma TAG ativa e o valor não aparecer no portal, não é preciso se preocupar: o pagamento já foi enviado para a operadora de TAG que realizará a cobrança de maneira automática.
Como saber se passei por um pedágio Free Flow?
Além de notar o pórtico na rodovia, o trecho estará sinalizado antes e depois do equipamento para que os motoristas saibam da existência do pedágio. Os usuários também poderão se cadastrar no site ou no aplicativo Free Flow da EcoNoroeste e conferir todas as informações e débitos pendentes.
Qual a velocidade permitida nos pórticos de Free Flow? Haverá radar neles?
O motorista deve passar pelo pórtico respeitando o limite de velocidade da via. Por exemplo, se o limite é 100km/h deve-se passar nessa velocidade. Acima do permitido haverá cobrança por excesso de velocidade, como já acontece.
No caso dos caminhões, como será feita a cobrança levando-se em consideração o número de eixos?
No caso de veículos comerciais, como caminhões e ônibus, o valor da tarifa continuará sendo multiplicado por eixo. O Free Flow permite a identificação automática dos eixos, inclusive veículos de rodagem dupla e caminhões tipo VOC.