Com as altas temperaturas, é comum querermos ligar o ar-condicionado no máximo assim que entramos no carro, em busca de alívio imediato do calor. No entanto, de acordo com a concessionária britânica Motorpoint, essa prática pode aumentar o consumo de combustível e resultar em gastos desnecessários.
Deixe o ar quente sair do carro
Sempre que possível, estacione seu carro em um local coberto e protegido do sol para evitar o superaquecimento interno.
Caso isso não seja viável, ao entrar no veículo, abra as janelas por alguns momentos para que o ar quente acumulado possa sair, seja com o carro parado ou em movimento. Isso facilitará o trabalho do ar-condicionado, permitindo que o ambiente interno atinja a temperatura desejada de forma mais rápida e sem consumir tanto combustível.
Use a recirculação com moderação
Depois de liberar o ar quente, feche as janelas e ligue o ar-condicionado ativando a função de recirculação . Isso ajuda a melhorar a performance do ar, mas pode aumentar a o consumo de combustível. Em veículos com ar-condicionado automático, o sistema faz esse ajuste sozinho, mantendo a recirculação até que a temperatura desejada seja atingida.
É importante lembrar que a recirculação não deve ser usada por longos períodos , pois impede a entrada de ar fresco, o que pode aumentar a concentração de dióxido de carbono no carro. Isso pode causar sonolência no motorista e nos passageiros, comprometendo a segurança.
Abrir janelas é solução pra economizar?
O vento pode parecer uma alternativa para evitar o uso do ar-condicionado, mas é importante avaliar a velocidade do veículo. Em velocidades mais baixas, como ao dirigir dentro da cidade, abrir as janelas é uma boa opção para economizar combustível.
No entanto, em rodovias e estradas, onde se atinge velocidades mais altas, o efeito aerodinâmico causado pelas janelas abertas aumenta o consumo de combustível. Nessas situações, o uso do ar-condicionado é mais eficiente e econômico.
Atenção ao desempenho do ar-condicionado
Se o sistema parecer menos potente do que o normal, é aconselhável uma revisão. Mesmo que o ar-condicionado não esteja funcionando corretamente, ele continuará consumindo combustível para operar.
Fique atento também ao filtro de ar do seu carro – um filtro sujo pode aumentar o gasto de energia do motor.
Portanto, durante o verão brasileiro, é possível usar o ar-condicionado de forma mais consciente e evitar desperdícios. Avaliar o ambiente e a velocidade ao optar por janelas abertas ou ar-condicionado e se atentar ao estado do equipamento são atitudes que podem fazer a diferença no bolso e na segurança.