A McLaren fez uma parceria inovadora com a  Lego para criar uma impressionante réplica em escala real do lendário McLaren P1 , utilizando exclusivamente peças de Lego Technic . Essa obra-prima de engenharia e criatividade é composta por 342.817 peças e levou nada menos que 8.344 horas para ser desenvolvida e montada por uma equipe de 23 especialistas, incluindo designers, engenheiros e construtores. Após sua conclusão, a McLaren deu a honra ao piloto de Fórmula 1 , Lando Norris , de levar o modelo para uma volta no famoso circuito de Silverstone.

McLaren P1, “de verdade” e de Lego, lado a lado (Divulgação/Lego)
(Divulgação/Lego)
McLaren P1, “de verdade” e de Lego, lado a lado (Divulgação/Lego)


Este P1 de Lego é uma conquista notável, não apenas por seu tamanho e complexidade, mas também por ser o primeiro grande projeto da Lego a contar com um sistema de direção totalmente funcional. Isso permitiu que o carro completasse o circuito de 5,89 km, demonstrando que não é apenas uma réplica estática, mas uma criação capaz de se mover, mesmo que a uma velocidade bem mais modesta que o original. Embora os detalhes técnicos sobre o sistema de tração sejam limitados, a McLaren confirmou que o carro possui um motor elétrico, alimentado por um conjunto de baterias Lego Technic Function e uma bateria de carro elétrico. No entanto, o número exato dessas baterias e outras especificações permanecem um mistério.

Hora dos testes na pista

O peso da réplica é um fator intrigante. Pesando aproximadamente 1.220 kg, o P1 de Lego é cerca de 270 kg mais leve do que a versão de produção, o que, de certa forma, compensa a ausência de um motor de alto desempenho. O visual é fiel ao original, mas com a estética inconfundível das peças de Lego, que traz um toque lúdico à obra.


Embora a McLaren tenha divulgado poucas informações sobre o desempenho do carro, as imagens no vídeo deixam claro que há um sistema de tração funcional sob a carroceria de Lego . Sem uma indicação precisa do tempo de volta, é seguro dizer que essa foi, sem dúvida, a volta mais lenta que Norris completou em Silverstone. Ainda assim, a experiência única faz deste um feito notável de engenharia e diversão.

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