
A BYD , gigante chinesa no setor automotivo e de tecnologia , acaba de finalizar a construção de seu segundo navio destinado ao transporte de veículos . A embarcação, que tem 199,9 metros de comprimento, é capaz de carregar até 7.000 carros por viagem.
O navio foi batizado de Hefei , em alusão à capital da província de Anhui, na China, onde a BYD tem uma fábrica. Com essa nova adição à frota, a empresa fortalece sua capacidade de exportar veículos elétricos, especialmente em um momento de expansão global.
A construção deste segundo navio é uma parte da estratégia de logística da BYD para acelerar suas exportações e competir em mercados internacionais, como o Brasil e Europa . O navio já está pronto para começar os testes antes de entrar em operação. Esse tipo de embarcação, conhecido como " ro-ro " (roll-on/roll-off), é ideal para a movimentação de veículos de maneira rápida e eficiente, já que permite que os carros sejam embarcados e desembarcados diretamente sobre rodas.
Expansão e planejamento estratégico
Esse é o segundo de uma série de cargueiros encomendados pela BYD, que tem pelo menos mais sete embarcações desse tipo previstas para serem construídas. A montadora está investindo em sua própria frota marítima para reduzir custos logísticos e aumentar a eficiência na entrega de seus carros elétricos ao redor do mundo. Esses navios também são parte de um plano maior da empresa de reforçar sua presença internacional e competir com outras montadoras globais, como a Tesla, que também busca dominar o mercado de veículos elétricos.
Além disso, a empresa tem focado em mercados estratégicos, como o Brasil , onde o primeiro navio da companhia já realizou entregas. A BYD tem uma clara intenção de consolidar sua presença na América Latina , onde a demanda por veículos elétricos tem crescido nos últimos anos, à medida que os países buscam reduzir suas emissões de carbono e adotar fontes de energia mais limpas.

Logística avançada e sustentabilidade
Com o objetivo de garantir eficiência e sustentabilidade em suas operações, a BYD também tem apostado em soluções mais verdes para o transporte. Os navios utilizados pela companhia são projetados para minimizar o impacto ambiental, com tecnologias que reduzem as emissões de poluentes durante as longas viagens marítimas.
O novo navio tem uma velocidade máxima de 34 km/h , um desempenho considerável para embarcações desse porte. A capacidade de transportar 7.000 veículos por viagem significa que a BYD pode movimentar uma quantidade significativa de carros elétricos em cada jornada, otimizando o tempo e o custo do processo logístico.
O grande volume de exportações de carros chineses fez o preço do aluguel de navios cargueiros disparar nos últimos meses, alcançando uma valorização de 576% em comparação aos valores de 2024. Assim, a BYD resolveu investir em um sistema de logística próprio , como faz a sul-coreana Hyundai desde 2001.
Após uma série de testes, o novo navio Hefei deve entrar em ação e fortalecer as operações da montadora chinesa.