O aguardado Hyundai Ioniq 5 elétrico entrou em pré-venda no Brasil , marcando um passo importante na estratégia de eletrificação da marca no país. O modelo, que já é sucesso em mercados como Europa e Estados Unidos, agora poderá ser adquirido pelos consumidores brasileiros. A chegada do Ioniq 5 reflete o recente ajuste na parceria entre Hyundai Brasil (HMB) e Caoa, permitindo à montadora trazer modelos globais mais modernos e apostar no futuro dos veículos elétricos no país.
Tecnologia e inovação em um design moderno
O Ioniq 5 é construído sobre a plataforma E-GMP, uma base dedicada exclusivamente a veículos elétricos . Esse diferencial permite ao carro ser equipado com um sistema de 800 volts, tecnologia que reduz significativamente o tempo de carregamento das baterias. Além disso, o modelo conta com a função de carregamento externo, permitindo que outros aparelhos eletrônicos possam ser alimentados pelo próprio carro, um destaque no segmento.
No design, o Ioniq 5 apresenta linhas retas e um visual robusto, combinando características de hatchback e SUV. O comprimento de 4,63 metros e o entre-eixos de 3 metros garantem espaço interno generoso, enquanto a altura de rodagem confere ao veículo a versatilidade esperada de um SUV. A estética moderna, com vincos bem definidos, reforça o apelo tecnológico e futurista do modelo.
No interior, o Ioniq 5 segue a tendência minimalista dos veículos elétricos mais recentes, com uma cabine que utiliza materiais reciclados e de origem vegetal, alinhando-se ao compromisso sustentável da marca. O painel do carro é dominado por duas telas de 12 polegadas, uma destinada à instrumentação e outra ao sistema de entretenimento.
O modelo disponível para o mercado brasileiro deve vir equipado com uma bateria de 72,6 kWh e dois motores elétricos, gerando 305 cv de potência e 61,7 kgfm de torque. A autonomia estimada varia entre 400 e 450 km conforme o padrão Inmetro, enquanto pelo ciclo WLTP, essa estimativa é de aproximadamente 500 km.
Essa movimentação faz parte de um investimento de US$ 1,1 bilhão que a Hyundai anunciou para modernizar sua linha de produção e desenvolver veículos híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio no Brasil .