A Volkswagen surpreende o mercado norte-americano com uma novidade inusitada: o lançamento do seu ketchup exclusivo , o Gewürz. Originalmente produzido na Alemanha, o ketchup, que tem até um número de peça próprio (00010 ZDK-259-101), será oferecido gratuitamente nos EUA , enquanto durarem os estoques. Além disso, os clientes não precisarão pagar nem pelo frete, e cada consumidor poderá solicitar apenas uma garrafa de 500g, que já está disponível na loja online DriverGear da VW.
Um ketchup criado para o Currywurst
O Gewürz surgiu em 1996 para acompanhar uma famosa iguaria alemã: o Currywurst. Essa salsicha branca grelhada, coberta com molho à base de ketchup e curry, era servida inicialmente aos funcionários da Volkswagen por chefs da fábrica. A incursão da VW na produção de alimentos, no entanto, começou muito antes.
Desde 1938, quando foi inaugurada a planta de Wolfsburg, a montadora passou a produzir alimentos para seus colaboradores, devido à localização remota da fábrica. Mas foi só em 1973 que as salsichas entraram no cardápio. O sucesso foi tanto que o embutido logo saiu das dependências da empresa e começou a ser vendido em mercados e bares locais.
Atualmente, a produção de currywurst na Volkswagen é imensa, chegando a uma média de 18 mil unidades por dia, inclusive com uma versão vegana. O produto se tornou um símbolo da marca, conquistando espaço além da fábrica e sendo utilizado em ações promocionais com parceiros e clientes.