A Renault está se preparando para lançar a quarta geração do Twingo em 2026, e o público verá o modelo pela primeira vez durante o Salão do Automóvel de Paris 2024. O novo Twingo será um carro elétrico compacto, inspirado na versão original de 1992, mas agora totalmente adaptado à era dos veículos elétricos.
Carro urbano elétrico compacto, eficiente e acessível
Com menos de 4 metros de comprimento e 1,75 m de largura, o Twingo EV é ideal para o tráfego urbano. Apesar de seu tamanho, o modelo promete acomodar até cinco pessoas, graças ao design inteligente que posiciona as rodas nos cantos e oferece uma distância entre eixos de 2,5 metros.
Sandeep Bhambra, designer-chefe da Renault , destaca que o objetivo era recriar o formato "monobox" do primeiro Twingo, algo que não foi possível nos modelos a combustão devido a exigências de segurança. Agora, com o motor elétrico, a Renault conseguiu recuperar esse design original.
Incerteza sobre o mercado britânico
Embora o novo Twingo seja altamente esperado, ainda não está confirmado se ele será lançado com volante à direita, o que significa que os consumidores britânicos podem não ter acesso ao carro. A Renault já bloqueou exportações de modelos que não justificavam a adaptação ao volante à direita, e a decisão sobre o Twingo dependerá dos custos de engenharia e da viabilidade comercial.
Com foco em eficiência, a Renault promete que o Twingo EV consumirá cerca de 10kWh a cada 100 km, com emissões de CO2 75% menores que as de carros a combustão vendidos na Europa em 2023.