A Volkswagen apresentou na Europa o Tayron, um novo SUV que vem para substituir o Tiguan Allspace , posicionando-se entre o Tiguan e o Touareg. Com espaço para sete ocupantes, o modelo promete ser uma nova opção nas Américas, incluindo o Brasil em breve. Apesar de suas semelhanças com outros SUVs da marca, o Tayron tem uma identidade própria, usando a plataforma MQB Evo como base.
Design e Dimensões
Com 4,77 metros de comprimento, o Tayron é 24 cm mais longo que o Tiguan e 13 cm mais curto que o Touareg. O design é mais fluido, e os arcos das rodas escuros criam um contraste elegante. As rodas variam entre 17 e 20 polegadas, com a dianteira destacando o logotipo retroiluminado e uma faixa de LED que conecta os faróis, equipados com a tecnologia IQ.Light. Na versão R-Line, o visual é ainda mais agressivo, com detalhes em preto no lugar dos cromados.
Espaço Interno e Tecnologia
Com mais de 10 cm extras de distância entre-eixos, o Tayron oferece um interior espaçoso. A terceira fileira de assentos é removível, e o porta-malas pode variar entre 850 e 2.090 litros, dependendo da configuração. O espaço para os passageiros da segunda fileira é generoso, contando com ar-condicionado, apoio de braço com porta-copos e suporte para tablets.
A central multimídia pode ser de 12,9" ou 15", enquanto o painel de instrumentos tem 10,25". Há também duas placas de carregamento por indução e portas USB-C no console central. O modelo oferece opções de iluminação ambiente ajustável e até bancos ventilados com função de massagem.
Motorização
O Tayron terá várias opções de motorização, incluindo versões híbridas e micro-híbridas. O motor a gasolina 1.5 turbo de 150 cv vem com sistema de 48V, que ajuda na economia de combustível. Já o motor a diesel 2.0 turbodiesel estará disponível com 150 ou 193 cv, com a versão mais potente trazendo tração integral 4Motion. Além disso, duas opções híbridas plug-in oferecem até 272 cv e autonomia elétrica de cerca de 100 km, graças à bateria de 19,7 kWh.
Previsão e Preços
O Volkswagen Tayron estará disponível nas concessionárias europeias a partir de março de 2025, com preços começando em cerca de 45.000 euros (R$ 273 mil). O modelo será oferecido em três versões: Life, Elegance e R-Line, com variações de acabamento e equipamentos.