Elon Musk
Divulgação
Elon Musk


Nesta quinta-feira, 10 de outubro, a Tesla fará a revelação de seu novo veículo robotaxi , também conhecido como “Cybercab”, durante o evento “ We, Robot ”. A apresentação ocorrerá no estúdio da Warner Bros. Discovery  em Burbank , Califórnia , a partir das 23h, horário de Brasília.

A transmissão do evento será realizada ao vivo pelo X/Twitter, que recentemente voltou a operar no Brasil. Basta acessar este link

Mudança de data e expectativas

O evento estava inicialmente programado para 8 de agosto, conforme anunciado por Elon Musk, CEO da Tesla. No entanto, a montadora precisou adiar a apresentação devido a “uma importante mudança de design na parte frontal do veículo”.

O protótipo do robotaxi será o primeiro novo modelo da Tesla desde a apresentação do Cybertruck em 2019. De acordo com imagens da biografia de Elon Musk, publicada por Walter Isaacson em 2023, o novo veículo deverá ser compacto, com duas portas e dois assentos. Ele apresentará bordas angulares e acabamento em aço inoxidável.

Uma das características mais notáveis do robotaxi será a ausência de volante e pedais, o que pode complicar sua comercialização, já que não atende aos padrões de segurança automotiva vigentes nos Estados Unidos. A ideia original de Musk para os robotaxis, proposta em 2019, era que eles funcionassem como táxis autônomos por meio de um aplicativo.

Atualmente, o sistema de assistência ao motorista da Tesla, conhecido como FSD (Full Self-Driving), ainda não é completamente autônomo. Isso significa que o motorista pode ser solicitado a assumir o controle do veículo, se necessário.

Outras novidades

O evento “We, Robot”, que tem um título que faz referência ao filme “Eu, Robô”, poderá incluir atualizações sobre o robô humanoide Optimus. A Tesla também planeja apresentar um veículo elétrico com preço estimado em US$ 25.000, conhecido como Model 2, e detalhes sobre a futura Cybervan autônoma.

O evento desta quinta-feira será realizado em um estúdio que abrange 110 acres e possui 29 estúdios de gravação. Esse local é conhecido por ter sediado produções famosas, como filmes do Batman e a série “Friends”.

O CEO da Tesla não respondeu a pedidos de comentários sobre o evento. A empresa também está desenvolvendo um aplicativo de transporte para utilizar a frota de robotaxis e carros que não requerem motorista humano.

Desde que mudou sua sede para Austin em dezembro de 2021, a Tesla manteve seu estúdio de design em Hawthorne, Califórnia. Em 2016, Musk já havia utilizado espaço em um estúdio de Hollywood para demonstrar o produto solar da Tesla.

** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!