A tradicional marca britânica Jaguar , famosa por seus carros de luxo com motores potentes, está passando por uma grande mudança. Modelos icônicos, como os sedãs e esportivos com motores de seis, oito e doze cilindros, estão sendo deixados para trás. Hoje, no Brasil, a Nova Jaguar oferece apenas três opções: o esportivo F-Type, o SUV F-Pace e o elétrico I-Pace. No entanto, uma reestruturação ainda maior está por vir.
Uma marca 100% elétrica a partir de 2025
Em julho deste ano, o CEO da JLR, Adrian Mardell, anunciou que cinco modelos globais da marca serão descontinuados. Segundo ele, esses veículos não eram lucrativos e serão substituídos por novos carros, baseados em uma plataforma completamente nova. A chamada Jaguar Electrified Architecture (JEA) deve estrear em 2025, e o primeiro carro-conceito já está previsto para ser revelado em breve.
Mesmo com essa transformação, nem todos estão satisfeitos. Os revendedores da Jaguar no Canadá, por exemplo, ameaçaram processar a empresa, prevendo uma queda nas vendas com a chegada dos novos carros elétricos.
Jaguar sobe de nível e mira na concorrência de luxo
A Nova Jaguar pretende elevar sua categoria de luxo, mirando diretamente na Bentley , outra marca inglesa. A ideia é lançar três novos modelos, sendo pelo menos um SUV, e todos terão o objetivo de competir em um patamar mais exclusivo. Isso faz parte de uma estratégia clara: se não forem carros que as pessoas estejam dispostas a pagar caro (mais de 120 mil libras), a marca não seguirá em frente com a produção.
Com a aposta em modelos elétricos e ainda mais luxuosos, a Nova Jaguar espera recuperar o prestígio que teve no passado. Se a estratégia vai dar certo, só o futuro poderá dizer.