A BYD lançou oficialmente no Brasil a Shark , sua nova picape híbrida recarregável. Este lançamento faz parte da estratégia de expansão global da marca chinesa , oferecendo uma opção eletrificada no segmento de picapes.
A BYD Shark chega ao mercado brasileiro em versão única, com preço de R$ 379.800 . O veículo apresenta dimensões de 5.457 mm de comprimento e distância entre eixos de 3.260 mm, comportando 5 ocupantes.
Especificações técnicas e desempenho
A picape possui capacidade máxima de reboque de 2.500 kg, carga útil de 835 kg e volume de carga de 1.450 litros. Sua construção utiliza 54% de aço de alta resistência na carroceria.
O sistema de propulsão híbrido da Shark combina um motor 1,5 litro de 135 kW (180 cv) com dois motores elétricos, resultando em uma potência combinada de 321 kW (437 cv) e 65 kgfm de torque.
A BYD afirma que este é o primeiro sistema híbrido elétrico longitudinal (EHS) do mundo. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 5,7 segundos, com consumo declarado de 24 km/l.
A bateria Blade de 29,6 kWh oferece autonomia combinada de 840 km, sendo 100 km no modo totalmente elétrico. A recarga de 30% a 80% pode ser feita em 20 minutos usando um carregador rápido.
A Shark está equipada com suspensão independente e sistema de tração nas quatro rodas elétrico de dois motores. A plataforma DMO (Dual Mode Off Road) combina um chassi robusto com tecnologia híbrida para funções off-road.
O veículo oferece três modos de terreno: Areia, Lama e Neve. Em termos de segurança, a picape conta com seis airbags e diversos recursos de direção inteligente, incluindo Cruise Control Adaptativo e Sistema de Navegação Inteligente.
Entre os equipamentos, destacam-se função de recarga externa (6,6 kW), sistema de som com 8 alto-falantes, head-up display, chave NFC, sistema de câmeras 360º e recarga sem fio para smartphone.
A BYD Shark está disponível em três opções de cores: Branco, Azul e Preto. Os clientes que fizeram pré-reserva receberão um kit energia solar da marca, carregador portátil de 3,5 kW e seguro total por um ano gratuitamente.
Com este lançamento, a BYD busca competir com picapes tradicionais como Hilux e S10, além de atrair consumidores interessados em veículos eletrificados de longo alcance. A marca também estuda a possibilidade de produção local da Shark no futuro.