Em maio, a Subaru , junto com a Mazda e a Toyota, participou de uma conferência no Japão para reforçar seu compromisso com os motores a combustão . Poucos dias depois, a Subaru divulgou as primeiras informações sobre seu novo motor boxer eletrificado , que será lançado em dezembro de 2024 no Crosstrek híbrido .
O motor de 2.5 litros, desenvolvido especialmente para esse sistema híbrido, entrega 158 cavalos de potência e 21,2 kgfm de torque. A novidade é um tanque de combustível maior, de 62 litros, o que promete uma autonomia de até 1.000 km com um único tanque de gasolina, superando qualquer outro modelo da marca. Porém, a Subaru destaca que essa estimativa é teórica, baseada em um ciclo de testes generoso.
Sistema híbrido eficiente e tração integral
A Subaru revela detalhes de sistema híbrido onde o motor a combustão trabalha em conjunto com dois motores elétricos. Um desses motores move as rodas da frente, enquanto o outro atua como gerador. O motor elétrico de tração oferece 119 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque. A marca ainda não divulgou a potência combinada, mas garante que o sistema pode funcionar tanto no modo a gasolina quanto no elétrico, dependendo das necessidades.
O SUV também traz o tradicional sistema de tração integral da Subaru, que distribui a força entre as rodas dianteiras e traseiras. Outro destaque é uma tomada de 1.500 watts no porta-malas, ideal para quem gosta de acampar ou precisa usar eletrodomésticos fora de casa.
Apesar de admitir que o motor boxer não é o mais eficiente para um sistema híbrido, o diretor de tecnologia da marca, Tetsuo Fujinuki, reafirmou que a Subaru mantém esse tipo de motor como parte de sua identidade.
A Subaru revela detalhes de sistema híbrido que estará disponível no Japão em dezembro de 2024 e com previsão de lançamento global no próximo ano.