A BYD , fabricante chinesa de veículos elétricos , anunciou a expansão de suas operações no Brasil com o lançamento da marca de luxo Denza . A chegada está prevista para o primeiro semestre de 2025, com dois modelos iniciais confirmados.
A Denza terá lojas próprias, separadas das concessionárias BYD. Existe a possibilidade de compartilhar parte da estrutura física, mas com showrooms distintos, seguindo um modelo similar ao adotado pela Stellantis em alguns pontos de venda no país.
Os dois modelos confirmados para o lançamento da Denza no Brasil são o SUV grande Bao 5 e a van executiva D9. Ambos os veículos foram exibidos no Festival Interlagos e no evento de lançamento da picape Shark em Goiânia.
O Bao 5, anteriormente conhecido como FangChengBao 5 na China, é um SUV de quase 5 metros de comprimento. Utiliza a mesma base da picape Shark, incluindo a plataforma de chassi com longarinas e o conjunto híbrido DMO.
A motorização do Bao 5 combina um motor 1.5 turbo de 193 cv com dois motores elétricos, resultando em uma potência combinada de 686 cv e 77,5 kgfm de torque. A autonomia total chega a quase 1.200 km.
A van executiva D9 mede 5,25 metros de comprimento e oferece uma configuração de sete lugares (2+2+3). No Brasil, será lançada com motorização híbrida plug-in, combinando um motor 1.5 turbo com um elétrico, totalizando 300 cv de potência.
Preços e posicionamento
Embora o lançamento esteja previsto para 2025, a estimativa inicial de preços para ambos os modelos Denza é de aproximadamente R$ 600 mil. O Bao 5 competirá em proposta com SUVs como Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport, mas seu preço o aproximará de modelos de luxo como Volvo XC90 e BMW X5.
A D9, por sua vez, entrará no segmento de vans executivas, oferecendo luxo comparável a classes executivas de aviões, incluindo poltronas com funções de massagem e telas individuais.
A chegada da Denza faz parte da estratégia de expansão da BYD no Brasil, que inclui também a construção de uma fábrica em Camaçari, Bahia, com inauguração prevista para 2024.
Recentemente, a gigante chinesa finalizou a construção de seu segundo navio destinado ao transporte de veículos. A embarcação, que tem 199,9 metros de comprimento, é capaz de carregar até 7.000 carros por viagem e deve potencializar a capacidade de exportação da marca.