Um novo projeto de lei na Câmara dos Deputados pode obrigar o governo federal a a bastecer toda sua frota de carros oficiais com etanol ou outros combustíveis renováveis. A proposta é do deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) e busca incentivar o uso de energias mais limpas no Brasil. Segundo o projeto de lei (PL 3013/24), a administração pública deverá usar o etanol para reduzir a emissão de gases poluentes e apoiar a produção de biocombustíveis no país.
Incentivo ao etanol e redução de impostos
Além de determinar o uso de etanol na frota pública, o projeto defende que o governo crie políticas de incentivo para reduzir impostos e aumentar a produção de combustíveis renováveis. A proposta cita dados da Agência Internacional de Energia que mostram que o etanol de cana-de-açúcar pode reduzir em até 89% as emissões de gases de efeito estufa em comparação com a gasolina.
O deputado também destacou que a produção do etanol gera outros tipos de energia. "O bagaço e a palha da cana produzem bioeletricidade, que pode abastecer as usinas de etanol ou ser vendida para o sistema elétrico brasileiro", explicou o parlamentar.
Se aprovado, o projeto passará pelas comissões da Câmara antes de seguir para votação no Senado. Caso vire lei, o governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol e ajudar a impulsionar a energia renovável no país.