A SVolt Energy , fabricante chinesa de baterias originada da Great Wall Motor ( GWM ), anunciou o encerramento de suas operações comerciais na Europa . A empresa cancelou dois projetos de gigafábricas na Alemanha , com investimento previsto de 3,9 bilhões de euros (R$ 24,3 bilhões).
As fábricas seriam construídas em Sarre, com capacidade de 24 GWh para montagem de módulos e pacotes de baterias, e em Brandemburgo, para produção de células com capacidade de 16 GWh.
Os projetos foram anunciados em 2020 e 2022. A empresa cita crescimento menor que o esperado do mercado europeu de veículos elétricos e dificuldades financeiras na China como motivos para o cancelamento.
Impactos e reestruturação
A SVolt manterá na Europa apenas serviços técnicos, engenharia, logística, armazenamento, manutenção e pós-venda. O encerramento das operações comerciais está previsto para 31 de janeiro de 2025.
A decisão afeta acordos com fabricantes europeus, incluindo a Stellantis, que utiliza baterias LFP da SVolt no Citroën ë-C3.
A SVolt ocupa atualmente a oitava posição no mercado global de baterias para veículos, segundo a Aliança Chinesa de Inovação em Baterias Automotivas (CABIA).
Cenário atual
A empresa surgiu como divisão da GWM em 2018. Apesar da retração na Europa, mantém planos de expansão na China e busca novos recursos no mercado doméstico.
A SVolt afirma que a decisão não está relacionada às recentes tarifas da União Europeia sobre veículos elétricos chineses, mas a questões financeiras e operacionais internas.
** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.