A Volkswagen , uma das gigantes do setor automobilístico mundial , está enfrentando uma grave crise apesar de ter registrado um faturamento recorde em 2023, atingindo cerca de 332,3 bilhões de euros, um aumento de 15,5% em relação ao ano anterior. Mesmo com esse recorde de vendas, a empresa anunciou que fechará ao menos três fábricas na Alemanha e que milhares de empregos estão em risco. A chefe do conselho de funcionários, Daniela Cavallo, afirmou que esses cortes são necessários para a empresa se manter competitiva em meio às mudanças no mercado.
Dependência da China e avanço dos carros elétricos
Grande parte dos problemas da Volkswagen está ligada à sua forte dependência do mercado chinês, que representa cerca de um terço de suas vendas globais. Porém, esse mercado já não traz o retorno esperado: no segundo trimestre de 2024, as vendas da Volkswagen na China caíram quase 20%. A causa? A crescente popularidade dos carros elétricos chineses, que se destacam por serem mais baratos e inovadores. Os fabricantes locais conseguiram avançar em tecnologias elétricas e baterias a um ritmo muito mais rápido, enquanto a Volkswagen em crise e fechará fábricas mesmo com faturamento recorde luta para alcançar essa inovação.
O atraso na transição para veículos elétricos também contribuiu para essa situação delicada. Nos últimos anos, a Volkswagen apostou fortemente nos motores a combustão e só recentemente começou a direcionar investimentos para veículos elétricos. Atualmente, menos de um quarto dos veículos produzidos na Alemanha pela Volkswagen é elétrico, e a empresa ainda precisa expandir sua expertise nessa tecnologia.
Altos custos de produção na Alemanha
Outro fator que pesa contra a Volkswagen são os altos custos de produção na Alemanha. O país possui um dos maiores custos de mão de obra na Europa, com uma média de 62 euros por hora, o que contrasta com os 29 euros na Espanha e os 21 euros na República Tcheca, onde algumas fábricas também estão localizadas. A Volkswagen, por atuar no segmento popular, não consegue repassar esses custos aos consumidores da mesma forma que marcas premium, como BMW e Mercedes. Para lidar com essa pressão, a empresa anunciou uma redução de 10% nos salários e um congelamento nos aumentos salariais pelos próximos dois anos.
Além disso, as fábricas alemãs da Volkswagen estão operando abaixo de sua capacidade, o que diminui ainda mais a eficiência. Especialistas afirmam que, para uma fábrica ser viável, é preciso operar com pelo menos 80% de sua capacidade, mas a média da indústria alemã está em cerca de dois terços. A queda nas vendas de carros na Europa e a falta de perspectiva de crescimento sustentado também agravam o problema, tornando inviável manter as operações em várias plantas.
Concorrência acirrada e pressões no mercado europeu
A situação da Volkswagen em crise e fechará fábricas mesmo com faturamento recorde reflete uma transformação global no mercado automotivo, onde as montadoras chinesas vêm ganhando espaço. Com o suporte de subsídios do governo chinês e melhorias contínuas em suas tecnologias, os fabricantes chineses estão conquistando cada vez mais consumidores na Europa. Eles oferecem veículos elétricos com tecnologias avançadas e preços competitivos, o que coloca ainda mais pressão sobre a Volkswagen e outras montadoras europeias.
O cenário atual exige que a Volkswagen corte custos e reveja sua estrutura de produção para enfrentar essa nova fase do mercado automotivo global, onde a eficiência e a inovação são essenciais. Apesar do faturamento recorde, a empresa precisa de uma transformação para competir com força no segmento de elétricos e equilibrar suas operações. O fechamento de fábricas e os cortes de empregos, embora impactantes, são vistos como medidas necessárias para que a Volkswagen possa continuar competitiva em um mercado em constante evolução.
A crise enfrentada pela Volkswagen em crise e fechará fábricas mesmo com faturamento recorde é um sinal das mudanças drásticas no setor automobilístico e da necessidade de adaptação rápida para enfrentar a nova concorrência dos veículos elétricos.