A Toyota está realizando uma reestruturação em sua linha de produção no Brasil com a descontinuação do Yaris Sedan . A marca japonesa confirmou que esse modelo também deixará de ser oferecido no mercado argentino, onde era importado.
A notícia, confirmada pela Motor1.com Argentina, marca uma transição importante na oferta de veículos da Toyota na região. Esta decisão está alinhada com a introdução do Yaris Cross, novo SUV compacto da marca.
Os rumores sobre o fim do Yaris Sedan circulavam há algum tempo. Agora, a confirmação oficial trouxe um novo foco para a estratégia da Toyota, que busca se adaptar às tendências do mercado e às preferências dos consumidores por SUVs e tecnologias modernas.
Além do Yaris Sedan, a Toyota também anunciou o fim da produção das versões hatchback com câmbio manual. Desde 2020, o Yaris no Brasil era oferecido apenas com câmbio CVT, enquanto as versões manuais eram destinadas principalmente à exportação.
Agora, todos os Yaris fabricados no Brasil serão hatchbacks equipados exclusivamente com transmissão automática CVT. Essa mudança reflete a demanda crescente no país por veículos de transmissão automática.
A Toyota confirmou que, a partir de novembro, não produzirá mais o Yaris Sedan e as versões com câmbio manual. As versões XLS e XLS Pack também serão unificadas, resultando em uma linha mais simplificada e eficiente.
Lançamento do Yaris Cross
O realinhamento da gama Yaris se insere em um contexto mais amplo de preparação para o lançamento do Yaris Cross. Este novo SUV compacto deverá competir com modelos como o T-Cross e o futuro WR-V, e já iniciou sua produção em pré-série no Brasil.
O Yaris Cross será oferecido com opções de motorização que incluem um motor 1.5 aspirado e uma versão híbrida. Esta versão híbrida combina motores a combustão e elétrico, proporcionando eficiência energética e menor impacto ambiental, características valorizadas pelos consumidores modernos.
Os preços do Yaris Cross devem se situar entre R$ 130 mil e R$ 180 mil. Com sua chegada, há expectativas de ajustes nos preços do Corolla sedã e sua versão Cross, para melhor posicionar o novo SUV no catálogo da Toyota.
Para dar suporte a essa nova fase, a Toyota investirá em uma nova fábrica em Sorocaba, São Paulo. Com um aporte de R$ 11 bilhões até 2030, essa instalação expandirá a capacidade produtiva de veículos e motores, além de introduzir modelos híbridos flex.
** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.