Free Flow foi instalado na BR-101 em março do ano passado
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Free Flow foi instalado na BR-101 em março do ano passado


No primeiro mês de funcionamento do pedágio  Free Flow em Itápolis, na Rodovia Laurentino Mascari, cerca de 12 mil motoristas deixaram de pagar a tarifa de R$ 8,90. Essa evasão de 8,4% gerou um impacto de 7% na receita da concessionária EcoNoroeste, indicando que muitos condutores ainda não se adaptaram ao novo sistema eletrônico de cobrança.

O pedágio Free Flow elimina cabines e cancelas, utilizando câmeras e leitores de radiofrequência para registrar automaticamente a passagem dos veículos. Mesmo com diversas opções de pagamento, como site, aplicativo, Pix e cartão de crédito, muitos motoristas ainda enfrentam dificuldades, o que motivou mudanças na regulamentação.

Ajustes e nova sinalização para o pedágio Free Flow

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) anunciou alterações para melhorar o sistema. Entre as medidas, estão o aumento do prazo de pagamento de 15 para 30 dias e a padronização da sinalização, que será mais clara para os motoristas. Um pictograma específico para o pedágio Free Flow será implantado, ajudando a identificar as áreas de cobrança eletrônica sem a necessidade de paradas.

Além disso, novas diretrizes técnicas serão publicadas em dezembro, exigindo que as empresas concessionárias se adaptem até o primeiro semestre de 2025. Durante o período de festas de fim de ano, quando aumenta o tráfego nas rodovias, a expectativa é que o número de evasões também cresça, destacando a necessidade de maior conscientização sobre o funcionamento do pedágio Free Flow .

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