Na Austrália, a partir de dezembro, motoristas precisam de uma licença especial para dirigir veículos esportivos de alta potência , conhecidos como supercarros . A nova regra vale para veículos com mais de 375 cv por tonelada e já começou a ser aplicada no estado da Austrália do Sul.
O primeiro caso registrado foi o de um motorista de um Lamborghini Huracán STO . Ele foi parado no dia 1º de dezembro por dirigir sem a placa traseira e acabou multado por não ter a "carteira U", exigida para carros com relação potência-peso acima do limite. O modelo em questão tem 630 cv e pesa 1.339 kg, alcançando 470 cv por tonelada, muito acima do permitido.
Regras e multas para supercarros na Austrália
Dirigir sem a habilitação especial pode render multas de até 2.500 dólares australianos (cerca de R$ 9.600) na primeira infração. Caso o motorista cometa outra infração, o valor dobra, chegando a 5.000 dólares australianos (R$ 19.300), e pode até levar à prisão. Além disso, dirigir um supercarro com sistemas como ABS, controle de tração ou frenagem automática desativados também é passível de multa.
A nova licença custa cerca de 61 dólares australianos e exige um curso online de 1 hora. Durante o curso, motoristas aprendem a operar supercarros com segurança e a lidar com sistemas como controle eletrônico de estabilidade e frenagem automática.