O IPVA 2025 é uma das primeiras cobranças do ano para quem tem veículo. O imposto é obrigatório para fazer o licenciamento e garantir que o carro possa circular legalmente. Nos últimos anos, o valor do IPVA subiu, acompanhando a alta nos preços de carros novos e usados, o que contribuiu para o aumento da inadimplência. Mas, afinal, o que esperar do IPVA 2025?
Base de cálculo do IPVA 2025 em SP será divulgada em breve
Alguns estados, como Rio Grande do Sul e Sergipe, já divulgaram os valores e calendários do IPVA 2025. No RS, por exemplo, o pagamento pode ser feito em parcela única com até 28,1% de desconto ou dividido em seis vezes sem juros. A adesão para parcelamento vai até 31 de janeiro de 2025.
Em São Paulo, que tem a maior frota do país, os valores e datas ainda não foram anunciados. Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz-SP), a base de cálculo do IPVA 2025 deve ser publicada em 20 de dezembro. Depois disso, o Detran-SP informará o cronograma de pagamento, as condições de parcelamento e descontos para quitação à vista.
A expectativa é de que as alíquotas permaneçam as mesmas:
- 4% para carros de passeio;
- 2% para motos, caminhonetes cabine simples, ônibus e maquinário pesado;
- 1,5% para caminhões;
- 1% para carros de locadoras registrados em SP.
Como calcular o valor do IPVA 2025
O cálculo do IPVA 2025 é simples. Primeiro, consulte o valor venal do seu veículo na Tabela Fipe de setembro de 2024. Depois, multiplique esse valor pela alíquota do seu estado. Em São Paulo, por exemplo, um carro avaliado em R$ 100 mil tem um imposto de R$ 4 mil (4% do valor venal). Sites como Gringo, Zul Digital e Zapay também oferecem ferramentas para calcular o imposto automaticamente.
Carros com 20 anos ou mais de fabricação estão isentos do IPVA 2025 em SP. Em outros estados, há isenção ou alíquotas reduzidas para veículos elétricos e híbridos. Além disso, os descontos para pagamento à vista variam de acordo com cada estado.