BMW inova com novo sistema operacional em carros; entenda como funciona

Tecnologia é focada na experiência do usuário em novos modelos da montadora

BMW iDrive
Foto: Divulgação/BMW
BMW iDrive

A BMW  lançou um novo sistema operacional, o Operating System X , que se concentra na experiência do usuário. Este sistema estará disponível em seus veículos a partir deste ano. A iniciativa visa melhorar a interação do condutor com o carro , ampliando  segurança e comodidade.

O sistema faz sua estreia junto com o modelo BMW iX3, que utiliza a plataforma Neue Klasse. A plataforma é voltada para veículos eletrificados. O novo BMW iDrive, parte deste sistema, foi uma das principais atrações da BMW na CES 2025.

Componentes do novo BMW iDrive

O novo iDrive é dividido em quatro pilares. O primeiro e mais notável é o Panoramic Vision, um quadro de instrumentos que ocupa o para-brisa. Usando tecnologia head-up, o HUD é visível tanto para o condutor quanto para o passageiro do veículo.

O Panoramic Vision exibe informações essenciais diretamente no campo de visão do motorista. A tecnologia é altamente personalizável, permitindo que o usuário configure até seis slots com informações como a temperatura externa, navegação, hora e dados de áudio.

O sistema oferece quatro modos de condução, incluindo um modo pessoal. Cada modo apresenta informações diferentes no painel. No modo Sport, a iluminação é avermelhada, com sugestões automáticas, como ativar o controle de tração dinâmico.

A personalização do HUD é feita por meio da central multimídia de 17,9 polegadas, um dos pilares do iDrive. A tela está angularmente ajustada em 72,5 graus, próxima ao motorista, para facilitar a visualização e minimizar a distração.

BMW iDrive
Foto: Divulgação/BMW
BMW iDrive

Alina Sauer, líder de UI/UX do grupo BMW, destacou que a inclinação da tela e a sua proximidade com o motorista são essenciais. A central possui luz de fundo com tecnologia matricial, assegurando maior visibilidade e resposta rápida aos comandos.

Volante multifuncional e HUD 3D

O volante multifuncional é outro componente importante do iDrive. Seu topo é aplanado para garantir que o motorista veja claramente o que está à sua frente. Ele incorpora botões para controlar a central multimídia e os assistentes de condução.

Um head-up display 3D opcional está posicionado acima do painel. Introduzido pela BMW em 2003 no Série 5, o HUD agora exibe informações gráficas de navegação e condução autônoma. O display está alinhado diretamente no campo de visão do motorista.

Mesmo com a introdução de novas tecnologias, a BMW manteve alguns botões físicos. Estes são usados para ajustar retrovisores e a climatização interna. A marca afirma que isso é para garantir redundância e eficiência nas operações do veículo.

A decisão de manter controles físicos visa proporcionar uma experiência mais intuitiva para o usuário. Essa abordagem continua a enfatizar a importância da experiência do motorista no desenvolvimento do novo sistema operacional da BMW.