A BMW começou a produção do X5 xDrive50e em Araquari, Santa Catarina. Este modelo é o primeiro híbrido plug-in fabricado no Brasil e na América Latina, destacando-se como um avanço para a indústria automotiva nacional.
O X5 xDrive50e combina um motor a gasolina 3.0 turbo de seis cilindros com um motor elétrico traseiro. Juntos, eles entregam uma potência total de 498 cv e um torque de 71,3 kgfm, tornando-o o veículo mais potente produzido no Brasil.
Desempenho e Inovação
Equipado com uma bateria de íons de lítio de 25,7 kWh, o X5 oferece uma autonomia de 79 km em modo elétrico. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,8 segundos, graças ao sistema de pré-engrenagem que garante torque em baixas rotações.
A produção do X5 híbrido é parte do investimento de R$ 1,1 bilhão da BMW no Brasil, planejado entre 2025 e 2028. Este aporte também visa a modernização da fábrica de Araquari e a produção de novos modelos durante esse período.
Corrida Tecnológica
Este ano foi marcado pela corrida para lançar o primeiro híbrido plug-in de produção nacional. Apesar de já existirem muitos híbridos no mercado brasileiro, a BMW se destacou ao iniciar a fabricação local, conquistando o prêmio de Inovação do Ano na premiação Carro do Ano 2025.
Os híbridos plug-in das concorrentes chinesas também devem iniciar produção local em 2025. O BYD Song Pro, que pode incluir motor flex, está entre os modelos planejados, marcando a expansão do segmento de veículos eletrificados no Brasil.
** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.