Neta Auto Aya
Reporodução/Autohome
Neta Auto Aya


A montadora chinesa Neta Auto  enfrenta mais uma polêmica, dessa vez envolvendo a bateria de seus carros elétricos. Após um desempenho ruim em testes de colisão, agora o modelo Aya está no centro de uma controvérsia na China, onde uma proprietária relatou uma queda drástica na autonomia de seu veículo.

Comprado há cerca de um ano e meio por 76 mil yuan (cerca de R$ 63.500), o carro elétrico tinha uma autonomia anunciada de 401 km, mas atualmente só consegue rodar 40 km com carga total. O problema começou em um dia de frio intenso, quando a autonomia caiu para 60 km. Após uma visita à concessionária, foi constatado que a bateria apresentava defeitos e precisava ser trocada. No entanto, a peça não está disponível, e o alcance do veículo reduziu ainda mais, tornando impossível percorrer o trajeto diário da proprietária de 42 km entre casa e trabalho.

Problema com a bateria agrava situação da Neta

Para tentar minimizar os transtornos, a Neta Auto ofereceu à cliente um veículo provisório, mas ele é voltado para mobilidade reduzida, como scooters elétricas, e não atende às necessidades básicas de deslocamento. Sem previsão para a substituição da bateria, o problema continua sem solução.

No Brasil, a Neta Auto começou a vender seus modelos em novembro de 2024. Entre eles está o Aya, com motor de 95 cv e autonomia de 263 km segundo o Inmetro, bem abaixo dos 401 km anunciados no ciclo chinês. O modelo tem preços que variam de R$ 128.900 a R$ 134.900 e oferece itens como central multimídia de 14,6 polegadas, carregador por indução e sistemas de assistência ao motorista.

Outro destaque da marca no país é o SUV Neta X , que oferece motor de 163 cv e autonomia de até 317 km nas versões mais completas, com preços que chegam a R$ 214.900. Apesar das promessas, os problemas com a Neta Auto na China levantam dúvidas sobre a durabilidade e confiabilidade de seus veículos elétricos.


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