Uma situação curiosa está chamando a atenção na fronteira entre Brasil e Argentina, especialmente em Foz do Iguaçu, no Paraná. Carros argentinos estão circulando no Brasil com placas feitas de papel. Essa medida temporária foi adotada por falta de material para produzir as placas metálicas convencionais do modelo Mercosul.
Segundo a Direção do Registo Nacional de Propriedade Automóvel (DRNPA) e a Casa da Moeda da Argentina, o país enfrenta dificuldades para fabricar as placas metálicas devido à falta de matéria-prima e problemas com os equipamentos de produção. A imprensa local aponta que o governo de Javier Milei reduziu os gastos públicos, agravando a situação. Além disso, a alta demanda pelas placas complicou ainda mais o cenário.
Placas de papel autorizadas no Brasil
Diante do problema, a Argentina passou a emitir placas de papel provisórias. Para que os veículos possam circular no Brasil durante as festas e férias, o país pediu autorização ao governo brasileiro. Desde 30 de dezembro de 2024, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) permitiu que os carros argentinos com placas de papel entrem no Brasil, mas com algumas condições.
As placas precisam estar em boas condições, sem rasgos ou rasuras, e os dados devem ser legíveis e completos. Elas também devem estar fixadas em um local visível no veículo. A fiscalização será feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outros órgãos de trânsito enquanto esses carros circularem pelo Brasil.