A EcoNoroeste , concessionária responsável pela administração de rodovias no interior de São Paulo , anunciou a instalação de 20 novos radares . Os equipamentos entrarão em operação entre sexta-feira (17) e segunda-feira (20), conforme autorizações publicadas no Diário Oficial.
A medida afetará três importantes rodovias do estado: Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e o conjunto formado pelas rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333).
Na sexta-feira, quatro radares iniciarão suas operações. Os demais 16 equipamentos serão ativados na segunda-feira. Adicionalmente, três radares já estão em funcionamento desde 10 de janeiro, totalizando 23 novos pontos de fiscalização.
Impacto na segurança viária
A instalação de radares tem demonstrado resultados positivos na redução de acidentes. Em Salvador, por exemplo, o uso de tecnologia de monitoramento resultou em uma diminuição de 50% nas mortes no trânsito ao longo de dez anos.
Estudos indicam que a presença de radares inteligentes contribui para uma redução de 55% nas colisões entre veículos. Além disso, observa-se uma diminuição significativa na taxa de óbitos por 100 mil veículos em trechos monitorados.
A implementação desses dispositivos tem levado os motoristas a adotar uma condução mais cautelosa. Observa-se uma mudança de comportamento, especialmente em relação a ultrapassagens perigosas e respeito aos limites de velocidade.
Especialistas afirmam que os radares são uma ferramenta eficaz para melhorar a segurança nas estradas. No entanto, ressaltam a importância de programas educativos complementares para promover uma mudança real no comportamento dos motoristas.
Localização dos novos radares
Rodovia Washington Luís (SP-310):
Km 240+400m, pista norte, São Carlos (90km/h)
Km 271+550m, pista norte, Araraquara (110km/h leves, 90km/h pesados)
Km 319+900m, pista sul, Matão (110km/h leves, 90km/h pesados)
Km 390+290m, pista norte, Catanduva (110km/h leves, 90km/h pesados)
Km 426+850m, pista norte, Cedral (110km/h leves, 90km/h pesados)
Km 434+600m, pista norte, São José do Rio Preto (90km/h)
Km 438+160m, pista norte, São José do Rio Preto (90km/h)
Km 446+000m, pista norte, Mirassol (90km/h)
Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326):
Km 328+000m, pista norte, Guariba (110km/h leves, 90km/h pesados)
Km 343+960m, pista norte, Jaboticabal (110km/h leves, 90km/h pesados)
Km 351+900m, pista norte, Jaboticabal (110km/h leves, 90km/h pesados)
Km 363+510m, pista norte, Taquaral (110km/h leves, 90km/h pesados)
Rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333):
Km 104+540m, pista oeste, Jaboticabal (110km/h leves, 90km/h pesados)
Km 118+240m, pista oeste, Jaboticabal (110km/h leves, 90km/h pesados)
Km 118+800m, pista leste, Jaboticabal (110km/h leves, 90km/h pesados)
Km 122+650m, pista leste, Jaboticabal (110km/h leves, 90km/h pesados)
Km 145+200m, pista oeste, Taquaritinga (100km/h leves, 80km/h pesados)
Km 147+800m, pista oeste, Taquaritinga (100km/h leves, 80km/h pesados)
Km 150+300m, pista oeste, Taquaritinga (100km/h leves, 80km/h pesados)
Km 173+320m, pista oeste, Itápolis (100km/h leves, 80km/h pesados)
A instalação dos radares foi realizada após um mapeamento das áreas com maior índice de acidentes e fatalidades. Todos os locais foram previamente aprovados pela Artesp e pelo DER-SP.
Orientações aos motoristas
Para uma condução segura em trechos monitorados por radares, recomenda-se respeitar os limites de velocidade, manter distância segura dos outros veículos e evitar distrações, como o uso do celular durante a direção.
O tempo médio para adaptação dos motoristas aos novos limites de velocidade pode levar alguns meses. Campanhas educativas contínuas são essenciais para acelerar esse processo de conscientização.
Entre os erros mais comuns cometidos pelos motoristas em trechos com novos radares estão ultrapassagens em locais proibidos, desrespeito aos limites de velocidade e distração durante a condução.
O aumento na fiscalização resultou em um crescimento significativo no número de multas aplicadas. Em 2024, houve um aumento de quase 70% nas penalidades em comparação ao ano anterior.
** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.