C4 Cactus
Divulgação/Citroën
C4 Cactus


A fase L8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8) entrou em vigor no Brasil em 1º de janeiro de 2025, trazendo mudanças importantes para o setor automotivo. Essa atualização exige que as montadoras adaptem seus veículos às novas normas de emissões ou os retirem do mercado. Para algumas fabricantes, ajustar modelos antigos ou com baixa demanda não compensa, levando ao fim da produção de certos carros.

Carros que deixaram o mercado por causa do Proconve L8

Hyundai Creta Action

O antigo Hyundai Creta, com motor 1.6 aspirado flex, foi descontinuado. A montadora já havia substituído esse motor pelo mais moderno 1.0 turbo na nova geração. Além disso, o motor 2.0 aspirado flex também deu lugar ao 1.6 turbo, mais eficiente e com quase 200 cv.

Citroën C4 Cactus

O Citroën C4 Cactus saiu de linha no final de 2024. Com motores 1.6 EC5 (aspirado) e 1.6 THP (turbo), o SUV não se adequava às exigências do Proconve L8. A saída do modelo abriu espaço para novos lançamentos da marca.

Toyota Yaris

O Toyota Yaris foi retirado de produção devido à chegada do Yaris Cross e à dificuldade de atualizar o motor 1.5 aspirado flex às novas normas. Por enquanto, só o sedã deixou o mercado, mas o hatch também deve ser descontinuado em breve.

Suzuki Jimny

Com motor 1.5 aspirado de 108 cv, o Suzuki Jimny enfrenta desafios para se adequar ao Proconve L8. Sem as alterações necessárias, o modelo corre o risco de sair de linha, como já acontece em outros mercados, como o europeu.

Mitsubishi L200

A Mitsubishi L200 foi substituída pela nova geração, agora chamada de Triton. O motor 2.4 turbodiesel foi trocado por uma versão mais moderna, importada, e a fábrica de motores em Catalão (GO) será fechada.

Carros que foram atualizados para atender ao Proconve L8

Alguns modelos passaram por mudanças para continuar no mercado. A Volkswagen Amarok recebeu um tanque de Arla 32 para reduzir emissões. A Fiat introduziu um motor 1.0 turbo com tecnologia híbrida leve no Pulse e Fastback, enquanto a Jeep ajustou o motor 1.3 turbo de Renegade, Compass e Commander, reduzindo sua potência de 185 cv para 176 cv. Já a Chevrolet adicionou injeção direta nos motores 1.0 e 1.2 turbo de Tracker e Montana, aumentando sua eficiência e potência.


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