A volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos trouxe mudanças que afetam diretamente a indústria automobilística, especialmente nas políticas para veículos elétricos. No discurso de posse, Trump foi claro: “Vamos acabar com o New Deal Verde e revogar o mandato dos veículos elétricos”. Essa promessa de campanha já começou a ser cumprida.
Indústria global pode sentir os impactos das medidas de Trump
Especialistas acreditam que o desmonte das iniciativas para reduzir emissões de carbono pode colocar os Estados Unidos em desvantagem na corrida tecnológica global, enquanto países como a China continuam avançando. A China já lidera na produção de carros elétricos e inovações em energia renovável, ameaçando a posição americana no setor.
No Brasil, a situação pode abrir uma oportunidade inesperada. O consultor Cassio Pagliarini avalia que, se os EUA impuserem barreiras comerciais à China, o Brasil poderia exportar componentes automotivos que antes vinham do país asiático. No entanto, tudo depende da legislação americana que será definida.
Fabricantes como Volkswagen estão preocupadas com o impacto econômico das tarifas que podem ser impostas, especialmente a veículos produzidos no México. A montadora tem uma planta no país e teme que a taxação de 25% prejudique o mercado norte-americano, essencial para seus negócios. O mesmo receio se aplica a outras marcas, como Honda, Nissan e BMW, que também produzem no México.