A Stellantis está passando por uma grande reorganização após a saída inesperada de Carlos Tavares em dezembro do ano passado. Enquanto a empresa ainda não escolheu um novo CEO, algumas mudanças já começaram a acontecer. Três marcas já têm novos líderes: Jeep, Peugeot e DS Automobiles.
Novos comandantes na Stellantis
Bob Broderdorf, que assumiu a direção da Jeep na América do Norte em 2024, agora será responsável pela marca globalmente. O executivo está otimista e prometeu investimentos de mais de US$ 3 bilhões em novos modelos, apostando em um retorno ao espírito aventureiro da marca. No entanto, 2024 foi um ano difícil para a Jeep, com uma queda de 9% nas vendas nos Estados Unidos.
A Peugeot também tem um novo líder. Alain Favey, ex-CEO da Europcar Mobility Group, assume o desafio de fortalecer a marca. Já a DS Automobiles, voltada para o segmento de luxo, passa a ser comandada por Xavier Peugeot, com o objetivo de competir com Bentley e Rolls-Royce.
Outras mudanças incluem Anne Abboud liderando a divisão de veículos comerciais Stellantis Pro One, Antonio Filosa assumindo também a divisão de Qualidade e Olivier François como chefe do novo escritório de marketing. Já a área de software foi incorporada à divisão de desenvolvimento de produtos e tecnologia, sob o comando de Ned Curic.
O futuro da Stellantis
Sem um CEO definitivo, a Stellantis segue com mudanças na sua estratégia de produtos. O presidente John Elkann confirmou que o grupo continuará oferecendo motores a combustão, híbridos e elétricos. Isso pode significar o retorno de motores maiores, como o Hemi V8, que foi eliminado durante a gestão de Tavares.
Além disso, com a mudança política nos Estados Unidos, como a eleição de Donald Trump, a empresa pode rever sua estratégia para veículos elétricos. Projetos como o SUV elétrico da Chrysler e a versão Long Range da picape 1500 podem ser adiados ou cancelados.