Quem dirige em rodovias já deve ter passado por essa situação: ao tentar ultrapassar na faixa da esquerda, um motorista mais lento se recusa a dar passagem. Muitas vezes, ao invés de facilitar a ultrapassagem, ele reduz ainda mais a velocidade e até pisa no freio de propósito. Essa manobra é chamada de brake check e pode ser muito perigosa.
Brake check é infração e pode causar acidentes
O brake check acontece quando um motorista freia de repente para provocar quem vem atrás. Essa atitude, além de arriscada, desrespeita o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com a lei, frear bruscamente para assustar outro condutor é uma infração leve, com multa de R$ 88,38 e três pontos na CNH.
Além disso, o CTB determina que quem está na faixa da esquerda e percebe um veículo mais rápido atrás deve facilitar a ultrapassagem. Isso significa que, se houver mais de uma pista no mesmo sentido, o motorista mais lento precisa se deslocar para a direita sem acelerar a marcha.
Faixa da esquerda tem regras claras
- Quem não der passagem na faixa da esquerda comete infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
- Ultrapassar pela direita e depois voltar para a esquerda também é infração média, com a mesma penalidade.
- A faixa da direita deve ser usada por veículos mais lentos e de maior porte, enquanto a faixa da esquerda é para ultrapassagens e veículos mais rápidos.
Sinalizar com farol alto é permitido?
É permitido usar lampejos de farol alto por um curto período para pedir passagem, assim como um leve toque na buzina em rodovias. No entanto, a seta não é obrigatória para essa solicitação, pois serve apenas para indicar mudança de faixa.
A Polícia Rodoviária Federal recomenda que a faixa da esquerda seja liberada imediatamente para veículos mais rápidos. Quem atrapalha pode ser multado.
Além disso, todos os motoristas devem dar passagem para ambulâncias, viaturas policiais e carros de socorro que estiverem com sirenes e luzes ligadas. Ignorar essa regra é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.