![Quebra mola Quebra mola](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/dm/g9/n3/dmg9n3c642iztliybu4calnta.jpg)
Os quebra-molas, também chamados de lombadas, são amplamente usados no Brasil para reduzir a velocidade dos veículos, especialmente em áreas residenciais e próximas a escolas e hospitais.
No entanto, essa solução é cada vez menos utilizada em países desenvolvidos, onde alternativas mais eficazes e menos agressivas ao tráfego ganham espaço. Afinal, por que essa diferença?
No Brasil, existem normas específicas para a instalação de lombadas, incluindo altura e largura padronizadas para diferentes limites de velocidade. No entanto, essa exigência nem sempre é cumprida, e em muitos casos, a própria comunidade instala quebra-molas de forma irregular, sem seguir os critérios técnicos necessários.
Problemas causados pelos quebra-molas
Além da falta de padronização, lombadas mal projetadas podem causar diversos problemas, como danos aos veículos, aumento do consumo de combustível e interferência no tráfego de emergência. Muitas vezes, são instaladas sem critérios técnicos adequados, resultando em lombadas altas, mal sinalizadas e perigosas, especialmente para motociclistas.
A ampla utilização desse método no Brasil está ligada ao seu baixo custo e à dificuldade de fiscalização do trânsito. Enquanto isso, dispositivos eletrônicos, como radares e semáforos inteligentes, são menos invasivos e mais eficazes para garantir a redução da velocidade, mas acabam sendo menos usados devido ao custo elevado.
Nos países desenvolvidos, a abordagem para reduzir a velocidade no trânsito é diferente. Em vez de barreiras físicas, são adotadas estratégias que induzem naturalmente a desaceleração dos veículos, como a diminuição da largura das faixas de rolamento, travessias elevadas e o uso de pavimentação diferenciada.
Alternativas mais eficazes
Uma solução mais eficiente e segura do que os quebra-molas tradicionais é a faixa elevada, que fica no mesmo nível da calçada e força os veículos a reduzirem a velocidade sem causar impactos bruscos. Diferentemente das lombadas, a faixa elevada prioriza a segurança dos pedestres, tornando-os mais visíveis no trânsito e incentivando uma redução de velocidade mais intuitiva.
Esse tipo de estrutura é amplamente utilizado em países desenvolvidos por promover maior acessibilidade e segurança, especialmente em áreas movimentadas. Ainda assim, as lombadas podem ser úteis em alguns casos específicos, desde que sejam bem projetadas e aplicadas corretamente.